Como você pode usar criptomoedas no dia a dia

A picture containing person, indoorDescription automatically generated

As criptomoedas, definitivamente, ganharam espaço na economia global. E o Brasil não ficou de fora dessa mudança. Afinal, conforme notícia veiculada pelo portal Exame, o número de brasileiros com criptomoedas já ultrapassou os 30%. Além do uso das criptomoedas, boa parte dos brasileiros já sabe ou já ouviu falar sobre as moedas virtuais.

Apesar de muitos saberem o que são criptomoedas, poucas pessoas entendem o real uso dessa moeda virtual em suas atividades do dia a dia. Dá pra comprar pão com Bitcoins? Posso colocar gasolina com Ethereum? Essas são algumas das perguntas que costumam surgir dos consumidores brasileiros. Por isso, nós preparamos um breve guia que explica como você pode utilizar as criptomoedas em sua rotina financeira.

Transações online com privacidade

Uma das principais funções que as criptomoedas permitiram foi a realização de transações de maneira totalmente privada e anônima. Diferentemente das transferências bancárias, onde aparecem os dados da pessoa que recebe, bem como informações de quem enviou o dinheiro, no comprovante da transação, as criptomoedas não mostram isso.

Seja para jogar em um cassino Bitcoin, ou para pagar por produtos e serviços online, as criptomoedas podem ser usadas pelos seus usuários com tranquilidade. Basta ter um saldo em conta e usar esse valor para fazer as suas aquisições, bem como transacionar com outros usuários que fazem parte dessa rede.

As transações, ao contrário de compra e venda em dinheiro, não acontecem com você tirando Bitcoins da sua carteira física e entregando para quem está recebendo. Pelo contrário, tudo é realizado online. A pessoa que recebe informará os dados da carteira digital dela, e você selecionará o quanto quer enviar para aquela pessoa.

As transações são realizadas com base na tecnologia blockchain, onde “nós” são criados com base na compra e venda dessas moedas digitais. Mas esse é um assunto para outro artigo, já que hoje estamos focados em apresentar as principais utilidades das criptomoedas para você.

Criptomoedas como investimento

Em um cenário de alta inflação, qualquer opção para fugir da desvalorização chama completamente a atenção dos investidores. Além disso, quem já pesquisou sobre criptomoedas, ou conversou com amigos sobre esse tema, possivelmente ouviu histórias de pessoas que ficaram milionárias comprando Bitcoins, ou qualquer outra moeda virtual. Alguns casos realmente são verídicos, afinal, as criptomoedas também são usadas como investimento.

Muitos investidores buscaram diversificar seus investimentos distribuindo parte do seu capital em criptomoedas. Os brokers, as famosas corretoras que aceitam cadastro de investidores, e permitem que eles invistam em moedas virtuais, se adaptaram às novas tecnologias, e possibilitam a compra e venda de ativos até mesmo por aplicativos dedicados exclusivamente para iOS ou Android.

Como qualquer investimento, as criptomoedas também têm riscos. Por isso, é importantíssimo que o investidor analise com muita atenção as oportunidades que tem para investir, bem como as opções em termos de criptomoedas. Afinal, apesar de Bitcoin ser a moeda mais popular, existem outras criptomoedas que também tiveram um alto crescimento ao longo dos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close