Comitê Gestor reúne organizações parceiras em prol da ação Cordeiros e Cabritos da Bahia

Foto-caprino_comunidade_quixaba. Registro da cidade de Uauá e suas comunidades pelo Projeto Pró-Semiárido. Março/2017 – Assessoria de Comunicação da CAR

Comitê Gestor reúne organizações parceiras em prol da ação Cordeiros e Cabritos da Bahia

Foto-WhatsApp Image 2023-07-20

A Bahia possui o maior rebanho de ovinos e caprinos do país e a agricultura familiar se destaca com 80% da criação de caprinos e 78% de ovinos. Para fortalecer e intensificar o apoio esse sistema produtivo, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vai executar a estratégia Cordeiros e Cabritos da Bahia, que inclui assistência técnica e extensão rural (Ater), kits produtivos, ampliação e requalificação de agroindústrias, agregação de valor à produção e acesso a mercados.  

Para coordenar a nova ação Cordeiros e Cabritos da Bahia, foi instituído, nesta quinta-feira (20/07), um Comitê Gestor formado por representantes dos governos estadual, municipal e federal, e de diversas organizações sociais.  

Foto-WhatsApp Image 2023-07-20

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, falou sobre a iniciativa. “Estamos realizando um grande arranjo institucional envolvendo diversos parceiros para alavancar de forma contundente a criação de caprinos e ovinos na Bahia. Essa união de esforços mostra que as decisões serão tomadas de forma compartilhada nesses territórios que já vêm fazendo um trabalho belíssimo”. 

This image has an empty alt attribute; its file name is WhatsApp-Image-2023-07-20-at-11.33.45-1024x461.jpg
Foto-WhatsApp Image 2023-07-20

O coordenador-geral de sistemas produtivos inovadores do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Tiago Araújo, ressaltou a importância de estreitar os laços com a agricultura familiar baiana nesse sistema produtivo. “Já iniciamos os encaminhamentos com o diretor-presidente na semana passada e queremos traçar ações estratégicas para arranjos produtivos inovadores amparados pelo Governo da Bahia e por esses agricultores que já rodam a mola mestra da produção”. 

Foto-WhatsApp Image 2023-07-20

No total, são nove territórios participantes da ação entre eles o Bacia do Jacuípe, Irecê, Itaparica, Médio Rio das Contas, Piemonte Norte do Itapicuru, Sertão do São Francisco, Sisal e Velho Chico. 

Entre as cooperativas e associações da agricultura familiar que participaram do evento está a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia, a FrigBahia, que possui frigorífico especializado na comercialização de carnes especiais de cordeiros e cabritos localizado em Pintadas. O presidente da FrigBahia, Wanderley Gomes, validou a construção do comitê gestor. “O evento foi de extrema importância porque nos permitiu reunir todos os territórios com aptidão para a criação de caprinos e ovinos e participar da estratégia de formulação das ações para esse sistema produtivo. Enquanto frigorífico, a gente sai com a expectativa de integração dessa produção, para que a matéria-prima desses caprinos e ovinos cheguem nas nossas agroindústrias”, finalizou.  

O Comitê Gestor foi formado por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Banco do Nordeste (BNB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Central da Caatinga, Frigbahia, Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Acosf), Prefeitura Municipal de Juazeiro e Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sertão do São Francisco (Codeter Sertão do São Francisco). A próxima reunião do comitê acontece em agosto. 

Até o momento, a CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já investiu R$ 89,2 milhões no período de 2015 a 2023, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, beneficiando diretamente 41.576 familiares. 
Assessoria de Comunicação da CAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close