Com inauguração de NEAM, rede de enfrentamento à violência contra mulheres é ampliada em Valença

Por Joberth Melo | Atualiza Bahia

Mais um órgão integra a rede de enfrentamento à violência contra às mulher a partir desta quinta-feira (1º), em Valença. Com as presenças do Secretário de Segurança Pública (SSP), Ricardo Mandarino, a delegada geral da Polícia Civil, Heloisa Brito, o prefeito Jairo Baptista e outras autoridades, o Núcleo Especializado em Atendimento à Mulher (NEAM) foi inaugurado nesta manhã. A titular da unidade será a delegada Dr Argimária Soares.

“Foram muitas lutas até aqui, muitos personagens envolvidos; hoje somos só gratidão. Essa luta representa a busca da sociedade por políticas públicas mais eficazes, o interesse da Polícia Civil em cada dia mais proteger e servir suas mulheres, de uma forma mais humanizada e eficaz”, afirma a Dr. Argimária. Segundo a delegada titular, o município tem registrado casos de violência e o espaço possibilita uma escuta mais ativa dessas vítimas.

Conforme o prefeito de Valença, a instalação da sede na cidade ocorreu devido ao apoio do Governo do Estado. “Estamos felizes com essa unidade aqui para atender a Valença e as cidades da região”, afirma Jairo Baptista.

Presente na inauguração, a prefeita de Nilo Peçanha, citou a relevância de políticas públicas. “A gente acredita muito neste projeto, onde a busca maior é que essas políticas públicas cheguem de fato às mulheres. E que elas venham aos poucos diminuindo esses índices de violência”, disse Jacqueline Soares.

Ampliação da Rede de Enfrentamento

A sede da unidade fica localizada na Rua Cidade do Rio de Janeiro, nº 1, no bairro Novo Horizonte. Além do NEAM, a rede de enfrentamento em Valença conta com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram). Também há o Coletivo Quintas Feministas como um exemplo de organização da sociedade civil. Eles têm o suporte da Secretaria de Promoção Social de Valença (SEMPROS).

“É fundamental que a mulher encontre suporte para romper com o ciclo da violência. A luta do nosso município é pela implantação de todos os equipamentos e serviços que compõe esta rede especializada, estabelecendo assim um fluxo dos atendimentos”, afirma a Coordenadora do Cram, Luciane Silva.

Atualiza Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close