Colunista Joice Vancoppenolle: “O vinho austríaco”

 

A Áustria é um país europeu com localização nos Alpes, e possui como clima predominante, o continental úmido, com verões quentes (temperaturas variando de 20 a 35 °C) e invernos frios com temperaturas frequentemente abaixo de 0 °C. Na planície da Panônia e no vale do Danúbio há menos incidência de chuvas que nas demais áreas do país.

A Áustria dispõe de uma vasta tradição popular. Uma das que mais se destaca é o folclore tirolês.

O país foi a terra natal de vários homens e mulheres de cultura, arte, ciência e desporto. Mozart, Maria Antonieta e Sigmund Freud estão entre eles. Viena, a capital, é desde o século XVIII um dos mais importantes centros culturais europeus e mundiais depois da segunda guerra mundial.

Um país onde seus nativos adoram leite e seus derivados, têm suas refeições à base de carne de porco e batatas, são também amantes de cerveja e, este último item faz parte da cesta básica de todo austríaco que se preza. Mas é claro, que o vinho se faz presente, respeitosamente.

Os vinhos austríacos, frequentemente de grande qualidade, são desconhecidos no exterior. No entanto, a Áustria possui uma sólida tradição vitícola: seu vinhedo teria mais de 2000 anos.

Trata-se, inicialmente, de um país de vinhos brancos, e sua cepa emblemática é a Grüner Veltiner, que produz vinhos muito secos, vibrantes e com sabor de limão fresco.  As vinhas concentram-se na parte oriental e meridional do país, ao longo das fronteiras húngara, eslovaca, tcheca e eslovena.

Nos arredores da capital vianense são plantadas aproximadamente 700 ha de vinhas. Quase a totalidade do vinho é consumida localmente. Trata-se na maioria de Gemischter Satz, uma mistura das diferentes cepas cultivadas na mesma parcela.

Os vinhos austríacos são muito bons, além da cepa principal, a Grüner Veltiner, a Pinot Blanc e a Riesling também ganham destaque.

O Weingut Brundlemayer é um excelente produtor na região de Kamptal. Seu Riesling Heiligenstein Alte Reben 2012 é excepcional. Tem aroma cítrico. Ao paladar, minerais e limão Taiti, laranjas e limão siciliano, caju e amêndoas. Um vinho discreto e rico. Alguns dos melhores Rieslings da Áustria são provenientes da região de Wachau.

Burgenland é a mais importante região de vinho doce da Áustria. Seus vinhos têm vigorosa e límpida acidez. Os vinhos doces de Bugenland são elaborados com o fruto afetado pela podridão nobre; assim leitor, espere por aquele maravilhoso e suculento caráter de compota semelhante aos vinhos franceses de Sauternes e Barsac .

Joice Vancoppenolle

Junho de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close