Cirurgia refrativa é alternativa segura e eficaz para quem quer dar adeus aos óculos de grau e lentes de contato

Dr. Ruy Cunha Filho | Acervo Pessoa

Pessoas que dependem de óculos de grau ou lentes de contato para enxergar melhor podem dar adeus a estes artefatos. Isso porque a cirurgia refrativa é uma alternativa eficaz e segura para corrigir erros de refração como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Ruy Cunha Filho – oftalmologista do DayHORC, unidade baiana que integra o Opty – maior grupo de Oftalmologia da América Latina, conta que, na prática, o procedimento é feito com o excimer laser, tecnologia que remodela a córnea, corrigindo o grau. Além disso, existem ainda técnicas com implante de lentes.

“Dentre os métodos de cirurgia refrativa a laser, destacam-se o LASIK e o PRK. Ambos são procedimentos automatizados e realizados totalmente de forma rápida, indolor e segura. Para pacientes que não podem fazer laser, existe a opção de implante de lentes fácicas, que permitem correção de graus altos de miopia e astigmatismo.

E para pacientes mais velhos, que já apresentam a presbiopia (vista cansada), a troca do cristalino com finalidade refrativa, usando lentes intraoculares multifocais de última geração, pode ser uma alternativa. Portanto, caso a pessoa tenha interesse em dizer adeus aos óculos ou lentes de contato, é fundamental procurar um especialista para saber se é um bom candidato”, detalha o oftalmologista.

Ruy Cunha Filho explica também que existem pré-requisitos para o paciente ser submetido à cirurgia refrativa. “Após avaliação cuidadosa do especialista, a cirurgia pode ser indicada com segurança.

A pessoa que quer se submeter ao procedimento precisa ter mais de 18 anos, ter o grau estável há pelo menos um ano, dentre outras condições favoráveis para a cirurgia. Vale lembrar ainda que alguns fatores são contraindicações, como ceratocone, gestação e doenças sistêmicas autoimunes”, afirma.

Benefícios

Dentre as vantagens da cirurgia refrativa, destacam-se a segurança, a agilidade (tem duração de cerca de 10 minutos), a eficácia do procedimento e a rápida recuperação do paciente. E o mais importante, a independência dos óculos e lentes de contato, além da economia por não precisar estar comprando frequentemente os mesmos.

“Imagine poder praticar esportes, ir à praia, piscina, passear, usar maquiagem e fazer atividades ao ar livre sem óculos! Tudo isso é possível com essa cirurgia!”, garante Ruy Cunha Filho, que realiza o procedimento no DayHORC, que tem unidades em Salvador, Itabuna e Eunápolis.

Lume Comunicação Integrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close