Cinco dicas para evitar diarreia no verão

Em tempos quentes e com excesso de calor muitas pessoas são acometidas por uma situação bem desconfortável: diarreia. Veja cinco dicas que podem te ajudar a evitar a contaminação por agentes patogênicos responsáveis pela doença diarreica aguda, permitindo que seu verão siga mais saudável e tranquilo:

Lave as mãos com maior frequência

Procure sempre lavar as mãos. — Foto: Pixabay

Procure sempre lavar as mãos. — Foto: Pixabay

Neste calor, muitas bactérias se proliferam mais facilmente. Podem estar em locais ocultos, invisíveis aos nossos olhos como, por exemplo, no transporte público onde várias pessoas colocam a mão no mesmo local. Por isso, lave suas mãos com água e sabão com muito maior frequência. Lembre-se: não adianta lavar só com água. Tem que ser com água e sabão.

Evite ingerir alimentos que contenham cremes, maionese ou derivados de ovos não cozidos

O calor é propício para a proliferação de algumas bactérias que podem produzir toxinas. Duas destas bactérias — Salmonella e Estafilococo — merecem nossa especial atenção pois suas toxinas são potencialmente causadoras de diarreia com grande perda de água e sais minerais. Estas bactérias podem estar presentes nestes alimentos.

Cuidado com peixes e frutos do mar

Cuidado ao comer frutos do mar. — Foto: Pixabay

Cuidado ao comer frutos do mar. — Foto: Pixabay

Estes alimentos também podem se deteriorar muito facilmente no calor e conter agentes patogênicos que causam diarreia importante em adultos e principalmente em crianças, podendo levar à desidratação. Antes de consumir, tenha certeza de que estes alimentos estavam fresquinhos e foram preparados com segurança e higiene.

Areje sempre o ambiente em que você estiver

Procure sempre arejar os ambientes. — Foto: Natalia Figueredo/Unsplash

Procure sempre arejar os ambientes. — Foto: Natalia Figueredo/Unsplash

No verão, isso não é muito difícil. Ao contrário, é o que mais queremos. No entanto, esta dica é especialmente importante se houver alguém com diarreia na sua casa. Peça para a pessoa e/ou ao seu cuidador que lave as mãos sempre após o uso do banheiro. A higiene com álcool gel é muito bem vinda. Idealmente, o vaso sanitário deve ser desinfetado após o uso. Areje o banheiro. Alguns vírus também podem ser responsáveis por diarreia e podem ser transmitidos pelo ar.

Lave alimentos antes de consumi-los

Lave bem os alimentos antes de ingeri-los — principalmente verduras e legumes. — Foto: Pixabay

Lave bem os alimentos antes de ingeri-los — principalmente verduras e legumes. — Foto: Pixabay

Alimentos leves e fresquinhos como saladas, legumes, verduras e frutas devem ser devidamente lavados com água limpa antes do consumo. Alguns parasitas ou bactérias que eventualmente os estiverem “habitando” também podem causar diarreia aguda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close