CAIXA CULTURAL SALVADOR DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO

CAIXA Cultural Salvador (Divulgação)

CAIXA CULTURAL SALVADOR DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO

Agenda de atividades gratuitas reúne contação de histórias, oficinas de dança, de música e de teatro e muito mais.

A CAIXA Cultural Salvador divulga a agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira para o mês de Janeiro, que inclui programação diversa e para públicos de todas as idades. Entre as atividades estão oficinas de música e dança, contação de histórias, oficina de mangá e muito mais. A programação é toda gratuita e as inscrições podem ser realizadas por meio do site da CAIXA Cultural.

Oficina: Uma Orquestra no Museu

Oficina de musicalização baseada na experimentação musical, voltada para crianças a partir de 07 anos, com participação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). A atividade tem como objetivo a iniciação à música, por meio da utilização de instrumentos e compreensão dos sons do mundo ao redor e de sons que podemos construir. Após a realização da oficina, ocorrerá uma apresentação da OSBA. Realização nos dias 02, 03, 04 e 05 de janeiro, em duas partes: das 15h às 16h30, vivência para crianças, e das 17h às 18h a apresentação da orquestra.

Contação de História:

Os encontros de Contação de histórias ocorrem em todos os finais de semana de janeiro sempre aos sabados e domingos, das 10h às 11h. Nos dias 06, 07, 13 e 14, o escritor Davi Nunes apresenta o livro Bucala: A princesa do Quilombo do Cabula; e nos dias 20, 21, 27 e 28, o autor Ricardo Ishmael traz O Menino de Asas Invisíveis em uma história sobre amor, família e ancestralidade. Vagas limitadas a 10 crianças por turma, mais um acompanhante para cada menor de idade.

Dança do Ventre:

Na terça (09), das 10h às 12h, a oficina de Dança do Ventre vai apresentar esse estilo de expressão artística ancestral, seus significados e origens, que tem raízes em diversas culturas de regiões do Norte da África e Ásia. A oficina será ministrada por Rosa Catão, que é graduanda em Museologia e Coordenadora da Comunicação do Espaço Caos – Espaço de Empreendedorismo Negro e LGBTQIAPN+. O público-alvo é formado por pessoas estudantes, profissionais da dança e interessados em geral, a partir de 16 anos.

Oficina de Pandeiro:

A oficina, na quarta-feira (10), a partir das 9h30, será uma oportunidade para explorar e compreender a riqueza e diversidade cultural por meio do pandeiro, instrumento musical profundamente enraizado na cultura brasileira e em diversas outras culturas ao redor do mundo. A atividade proporcionará um ambiente colaborativo, incentivando a prática musical, a percepção rítmica e a interação entre os participantes.

Traçando Mangá:

A oficina oferece a oportunidade para os participantes aprimorarem suas habilidades de desenhar, incluindo traços, proporções e expressões faciais, inspirados nas animações japonesas. A atividade será realizada na quarta-feira (10/01), voltada para os interessados em desenho e na cultura japonesa. Serão três turmas, com 15 vagas cada: para iniciantes, no horário das 13h às 14h30; nível intermediário, das 14h30 às 16h; e nível avançado, das 16h às 17h30.

Arte em Fio – Oficina de Macramê:

O macramê é uma antiga forma de artesanato, em que fios são trançados e atados por nós, sem a utilização de ferramenta ou máquina. A oficina será realizada na quinta-feira (11), às 10h, e possibilitará que os participantes confeccionem uma pulseira e um brinco para levar consigo, ao mesmo tempo em que estimula a imaginação, criatividade e coordenação durante o processo criativo. Público a partir de 14 anos.

Oficina de Forró:

A oficina de Forró ocorre na quinta-feira (11), às 15h, e é voltada para pessoas surdas. A proposta da atividade é promover uma experiência inclusiva, a interação social e a autoexpressão dos participantes, além de estimular canais sensoriais, os movimentos corporais e a expressão visual, por meio da dança. A mediação ficará por conta do grupo Cabruêra, que se dedica ao ensino do forró há 18 anos. A turma é limitada a 30 vagas, para pessoas a partir de 16 anos.

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira: 

A programação de arte-educação da CAIXA Cultural Salvador traz ainda oficinas de customização de calçados, adereços carnavalescos, customização de abadá, oficinas de maquiagem e teatro, projeto Conversaria, Fotoperformance e muitas outras atividades. Confira a programação completa no Site CAIXA Cultural Salvador e no instagram CAIXACulturalSalvador.

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira também oferece visitas mediadas para grupos escolares e de diversas instituições. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail caixaculturalsalvador@caixa܂gov܂br, ou pelo telefone (71) 3421-4200.

Serviço:

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro

Horários: Consultar a programação

Classificação: Consultar a programação

Acesso a pessoas com deficiência

Informações: (71) 3421-4200

Site CAIXA Cultural Salvador e Instagram CAIXACulturalSalvador

03/01/2024

Assessoria de Imprensa da CAIXA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close