Cairu: prefeitura rebate “denúncias infundadas” e esclarece situação da coleta de lixo

Reprodução

Denúncias de um vereador apontadas como “infundadas” sobre a coleta de lixo do município de Cairu foram divulgadas nas redes sociais, no domingo (17/03).

Em resposta, a prefeitura esclareceu que em Morro de São Paulo existem três turnos de coleta, diferente do que foi relatado. “Os valores atribuídos na matéria com gastos com o lixo são desmentidos pois não se pagou 1,7 milhão por mês. Na verdade, o valor refere-se aos três meses da prestação dos serviços”.

“A operação de transbordo do lixo da ilha de Tinharé é uma complexa operação que possibilitou o encerramento do lixão a céu aberto no Morro de São Paulo. Dos recursos obtidos pela Tarifa sobre Uso Patrimônio do Arquipélago (TUPA), 50% são destinados integramente para essa operação, que retira diariamente, em média, 25 toneladas de lixo”, pontua.

A gestão acrescentou que “quanto ao saneamento básico, o município tem contratado com a Embasa um programa que prevê, além da manutenção, ampliação e implantação dos sistemas de esgotamento sanitário do Morro de São Paulo, Gamboa, Sede (Cairu) e Boipeba”.

“Na segurança pública, o município coopera em convênio de logística com o governo do estado. Na Saúde, Cairu é exemplo de excelência na prestação de serviços, enquanto a Educação cairuense é a de melhor desempenho geral na região no Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) 2023, divulgado recentemente”, acrescentou.

Por fim, a gestão municipal de Cairu disse que está “à disposição dos interessados para detalhar informações sobre todos os contratos realizados até aqui”.

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