Brasil, Uruguai, Colômbia e Itália saem com títulos na Copa Atakarejo Costa Verde Tennis Clube 40 anos – Torneio Mundial Seniors em Salvador

 
Depois de uma manhã chuvosa e atraso de três horas na programação, foram definidos, neste sábado, os campeões da Copa Atakarejo Costa Verde Tennis Clube 40 anos, torneio mundial Seniors, evento com 125 atletas de seis países (Brasil, Itália, Portugal, Colômbia, Uruguai e Paraguai) realizado no Costa Verde Tennis Clube, no bairro de Piatã, em Salvador (BA). O torneio contou pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis a partir dos 35 até acima dos 80 anos.
A Bahia se destacou com títulos nas categorias 35, 40 e 45 masculino. Nos 35, o “japaiano” Newton Mizutani, baiano de origem japonesa e treinador da equipe de Evaldo Silva, do Costa Verde Tennis Clube, derrotou o baiano de Feira de Santana, Tom Paim, por 6/1 6/3 e faturou seu primeiro caneco em um evento mundial de veteranos: “Jogo foi muito bom, foi duro, joguei contra ele no torneio de classes, foi mais duro que hoje, como era final saberia que deveria dar o máximo. Primeira vez jogando um ITF Seniors e foi demais. Gostei muito do torneio, organização,participantes muito educados e acolhedores, voltei a jogar torneios por agora, tenho focado treinar a equipe juvenil do Costa Verde Tennis Clube, foi uma ótima final”,disse Newton que cursou universidade americana, treinou em Miami e foi treinador principal do Clube Med viajando o mundo com trabalhos na Tailândia, Marrocos e França. Newton e Tom Paim foram campeões de duplas.
Nos 45 anos, Leonardo Azevedo se aproveitou do cansaço de Eduardo Carqueija que vinha de uma vitória dramática na semifinal de sexta-feira e marcou um duplo 6/0. Nos 40 masculino o troféu ficou com o baiano de Itapetininga, Flavio Prado, que marcou 4/6 6/1 3/0 sobre Jorge Jesus, de Conquista (BA). Jorge não suportou o forte calor do início da tarde.
No feminino a paulista radicada há 12 anos em Porto Seguro, Fabiana Sylvestre comemorou a conquista nos 40 feminino: “Moro em Porto Seguro, sou uma baiana de coração, foi uma delícia jogar aqui, estou voltando ao circuito, tive dois filhos, jogava a categoria 35 anos, voltei agora, meu marido (Claudio Sylvestre) joga também, é meu treinador, temos o hotel Capitania lá em Porto Seguro com quadras de tênis. Quero parabenizar o torneio, organização, as homenagens feitas, fico feliz de participar pois é um legado para as crianças”, disse Fabiana acompanhada pelo marido que buscará um troféu na próxima temporada.
Uruguaio que venceu câncer e joga tênis com bolsa de colostomia fica com o vice
Gabriel Aguilar, uruguaio de Montevidéu radicado em Alagoinhas, na Bahia, ficou com o vice-campeonato. Ele perdia por 6/3 2/1 diante de Vitório Santos, baiano de Conquista, mas radicado desde os quatro anos de idade em São Paulo.
“Senti a coxa no começo do segundo set, não foi possível continuar. Fico triste, mas saio daqui positivo, foi meu primeiro torneio desde que me curei do câncer. Agora é recuperar e seguir para o torneio de São Paulo em outubro”, disse Aguilar que por dois anos tratou de um câncer no intestino fazendo quimioterapia e uma cirurgia arriscada. Ele foi tenista quando juvenil, técnico e jogava o circuito seniors até 2013 quando teve que parar por conta da doença curada em 2017. Aguilar joga tênis com uma bolsa de colostomia.
Vice em simples, Aguilar foi campeão de duplas jogando com o italiano Emilio Rizzi nos 55 anos.
Vitório comemorou a conquista. Ele vinha de vice em Brasília e semifinal em Porto Alegre ano passado: “Foi legal voltar na Bahia, adorei, voltarei ano que vem jogar esse torneio. Vai crescer esse torneio, aumentar pontuação. No geral atendimento bom, árbitros, quadras boas, gostei total daorganização, estou bem feliz com a semana”
Colombiano comemora 1º título na carreira
Colombiano da cidade de Neiva e morando há 18 anos em Salvador, Rafael Quintero superou o paulista Marcelo Correa por 6/3 6/2 e faturou seu primeiro torneio na carreira mundial Seniors.
Ele se mostrou aliviado por tirar a zica de Goiânia onde se machucou em plena decisão: “Estava com medo de me machucar, estava com uma contratura na virilha, mas graças ao fisioterapeuta Maurício Dourado e sua equipe conseguiram me recuperar a tempo para me sentir mais à vontade”, disse: “Ele largou 3/1, mas peguei o jogo dele para virar. Ele dava muita curtinha e empurrava no fundo, passei a ler a empunhadura dele para bater curtas e para bater com spin e passei a sair antes, peguei a manhã e só administrei”.
“O mais agradável é ganhar um título aqui em casa para desgarrar no circuito e seguir treinando firme. Vou ter que trabalhar a parte física pois me machuco com frequência. Nos três primeiros meses do ano que vem planejo fazer um trabalho intenso parachegar bem”, disse Quintero que elogiou a organização.
“Temos que parabenizar aos organizadores, em especial ao Washington Nilo , pessoa que corre atrás do objetivo e todos temos que divulgar os torneios na Bahia. Acredito que ano que vem o torneio vai crescer no cenário internacional e trazer gente de ainda melhor nível. Este é o início de vários torneios que teremos aqui e cada vez será melhor”.
Italiano leva dois títulos de duplas
Italiano de Bergamo, Emilio Rizzi foi outro destaque na chave de duplas levando o troféu de 55 anos com o uruguaio Gabriel Aguilar e nos 50 anos com o brasileiro Vitório Santos. Ele comemorou as conquistas e destacou a importância do torneio: “Não estou conseguindo jogar simples pois tenho um problema no nervo ciático, estou em tratamento então em 30 minutos de simples trava tudo. Curto muito jogar duplas, acho mais divertido também e a semana em Salvador foi fantástica e o torneio excelente, organização, tudo, a cidade também é maravilhosa. Voltarei ano que vem e em um torneio ainda maior”,disse.
Perspectivas de crescimento para 2020
Washington Nilo, um dos organizadores da Copa Costa Verde 40 anos, fez uma analise positiva de todos os eventos que começaram no dia 2 e vai buscar crescimento do evento Mundial Seniors para 2020.
“Fiquei surpreendido pelo conjunto, o foco era o ITF Mundial, estamos avaliando todos os elogios e críticas, foram quase cinco meses de trabalho para chegar até hoje. O mesmo sonho do ano passado quando reivindicavamos um torneio Mundial Seniors e conseguimos agora iremos atrás de um torneio ainda maior, da categoria G3 com maior número de inscritos, estrutura ainda maior para o ano que vem”, disse Nilo: “É gratificante ter recebido elogios dos estrangeiros e brasileiros , não tenho vaidade para as críticas pois serão construídas para coisas melhores. Os atletas se deslocam de outras cidades, estados, países, vêm para Salvador, quarto ano com torneio Seniors aqui, primeiro Mundial, colocamos passeio turístico, festa de abertura, Sala Vip, fisioterapia, massagem, fazemos tudo para que o jogador se sinta em casa”.
A Copa Costa Verde 40 anos segue neste domingo com as últimas finais do Beach Tennis, evento com premiação de R$ 4 mil. Serão disputadas nas Duplas Masculinas e Femininas, A, B e C.
Os quatro eventos da Copa Costa Verde 40 anos contabilizaram mais de 340 atletas somando Torneio de Classes, Profissional, Mundial Seniors e Torneio de Beach Tennis.
Resultados Sábado:
WS55  – Tania MEIRELLES (BRA) venceu  Leila LEILA AUGUSTO (BRA) por Retirada
MS55 – Vitorio Xavier SANTOS (BRA) [1] 1×0 Gabriel AGUILAR (URU) 6/3 2/1 Retirada
WS50 – Katia DALMEIDA (BRA) 2×0 Lourdes Amelia Vieira Gon MACEDO (BRA) 6/1 6/3
MS50 – Rafael QUINTERO (COL) [2] 2×0  Marcelo Luiz CORREA (BRA) [4] 6/3 6/2
WS45 – Nete VALDINETE DA SILVA SANTOS (BRA) 2×0 Idenir DE SOUSA DE MEDEIROS (BRA) 6/1 6/3
MS45 – Leonardo AZEVEDO (BRA) 2×0  Eduardo CARQUEIJA (BRA) 6/0 6/0
WS40 – Sandra Maria BARROS (BRA)  2×0 Sabrina PASSINI SOARES FELICETTI (BRA)  6/2 6/3
MS40 – Flavio PRADO (BRA) 1×1 Jorge de Jesus JESUS (BRA) 4/6 6/1 3/0 retirada
WS35 – Renata BARRETO (BRA)  venceu Larissa DOMINGUEZ (BRA) por WO
MS35 – Newton MIZUTANI (BRA) Newton Paim BRITO (BRA)
Hall dos Campeões – Torneio Seniors:
MS35 – Newton Mizutani (BRA)
MS40 – Fábio Prado (BRA)
MS45 – Leonardo Azevedo (BRA)
MS50 – Rafael Quintero (COL)
MS55 – Vitório Santos (BRA)
MS60 – Luiz Albuquerque (BRA)
MS65 – Carlos Paz (BRA)
MS70 – Pedro Silva (BRA)
MS80 – Paulo Miranda (BRA)
MD35 – Newton Mizutani/Tom Paim (BRA)
MD40 – Rogério Bastos/Flávio Prado (BRA)
MD50 – Emilio Rizzi/Vitório Santos (ITA/BRA)
MD55 – Gabriel Aguilar/Emilio Rizzi (URU/ITA)
MD60 – Alfredo Americano/Antonio Medrado (BRA)
MD65 – Gilvan Feitosa/José Machado (BRA)
WS35 – Renata Barreto (BRA)
WS40 – Fabiana Sylvestre (BRA)
WS45 – Eleusa Feitosa (BRA)
WS50 – Katia Dalmeida (BRA)
WS55 – Tania Meirelles (BRA)
WS60 – Cristiana Almeida (BRA)
WS65 – Nilda Santana (BRA)
WS75 – Elfrieda Zarling (BRA)
WD45 – Idenir Medeiros/Eleusa Feitosa (BRA)
WD55 – Valeria Bastos/Lourdes Macedo (BRA)
Hall dos Campeões – Torneio de Classes:
1ª Classe – Leon Azevedo
1ª Feminina – Renata Barreto
2ª Classe Feminina – Monica Sepulveda
3ª Classe Feminino – Rita Santiago
4ª Classe – Daniel Tavares
5ª Classe – Felipe Pinto
Iniciante – Josias Jesus
Torneio Profissional:
Não houve final. Premiação dividida entre Evaldo Neto e Raí Araújo (motivo: chuva)
Beach Tennis:
50+ Masculino – Bruno Barros e Pedro Sarno
40+ Masculino – Márcio Barral/José Renato
Dupla Mista A – Milena Bastos e Leonardo Barros
Dupla Mista B – Murilo Valadares/Renata Barreto
Dupla Mista C – Igor Araújo e Renata Barreto
Simples A – Augusto César
Simples B – Flávio Rial
Simples C – Caio Lagrota
Costa Verde 40 anos conta com os apoios do Atakadão Atakarejo, Pollar, Malta, HR Logística, Wilson, Visual Ótica, Aricasa e Governo do Estado da Bahia através do projeto Faz Atleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close