Baiana Fabiana Cleise leva melhor nota ao preparar cuscuz ancestral em reality culinário de Ana Maria Braga
Créditos de imagem Hilza Cordeiro-Fabiana Cleise-Lar-da-Cleise-Mais-Você
Baiana Fabiana Cleise leva melhor nota ao preparar cuscuz ancestral em reality culinário de Ana Maria Braga
Técnica antiga conhecida como ‘cuscuz de cabeça amarrada’ foi elogiada e emocionou o júri
A influenciadora digital e dona de casa Fabiana Cleise conquistou a melhor nota na terceira prova do reality ‘Que Delícia’, do Mais Você, da TV Globo. A baiana fez dupla com Jorgim, que é paraibano, e os dois apresentaram, nesta sexta (16), uma mesa digna do Nordeste, com ingredientes como flocão de milho, goiabada, queijo coalho e castanha de caju. Ao lado de outros cinco participantes, Cleise disputa um prêmio de R$ 20 mil.
No reality apresentado por Ana Maria Braga e Talitha Morete, o último desafio teve como tema um “café da tarde” e, com muita sintonia, Cleise e Jorgim trouxeram três pratos e uma bebida para os jurados: cuscuz temperado, creme com goiabada, sanduíche de queijo coalho com creme de castanha de caju e café cremoso.
Cuscuz ancestral
Cleise ficou responsável pelo cuscuz e deu uma aula de ancestralidade para os jurados e o público. A baiana fez o preparo do prato como antigamente, quando não havia cuscuzeira, utilizando uma toalha de prato, um prato fundo e cozinhando os flocos no vapor, técnica que é apelidada de ‘cuscuz de cabeça amarrada’.
O cuscuz foi hidratado com água com margarina derretida. Depois de cozido, foi temperado com linguicinha, bacon, tomate, cebola, pimentão e, claro, coentro.
“Vocês trouxeram um lindo café da tarde, carregado de memórias e significados para a cultura de vocês. Eu não sei o que as pessoas chamam de complexo e de simples por aí. E me dói, às vezes, ouvir falar do cuscuz como uma coisa que é simples. Não é simples nem na execução, e muito menos no significado. Parabéns por acreditarem na verdade de vocês e trazerem isso para a gente”, disse a jurada Andressa Cabral.
O reality show tem como jurados fixos os chefs Dalton Rangel e Andressa Cabral. A cada semana, um jurado especial também participa. A convidada da terceira prova foi a atriz Juliana Silveira, eterna protagonista de Floribella. Cleise e Jorgim foram bastante elogiados pelo júri, que ficou impressionado com o sabor e a execução dos pratos. A dupla nordestina tirou a maior nota do dia, ficando com 9,5.
“Obrigada por vocês trazerem a essência da gastronomia brasileira, nordestina. Trouxeram aprendizado e apresentaram a técnica de como fazer o cuscuz. E que cuscuz delicioso! Soltinho, hidratado e com pimentão bem inserido”, elogiou Dalton Rangel, presidente do júri.
Como venceu a prova, Cleise avança para mais uma etapa do reality. Na próxima sexta, 22 de setembro, será realizada a quarta prova da fase pontos corridos. Depois disso, haverá a separação das melhores notas e quem ocupar o ranking, avança para a semifinal e, em seguida, para a final. Até o momento, entre os 6 participantes, Fabiana Cleise ocupa o 3º lugar no acumulado da disputa, com 26 pontos. Jorgim, sua dupla, ocupa o primeiro lugar.
“Essa prova me fez revisitar o passado e a minha infância, quando minha avó preparava o cuscuz dessa forma, pra mim e meus irmãos. Foi muito especial também apresentar um pouco da cultura e a potência que o nordestino tem”, disse Cleise.
Fabiana Cleise (@lardacleise)
Natural de Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano, Fabiana Cleise tem 42 anos, é mãe de cinco filhos e influenciadora digital com mais de 130 mil seguidores. Casada, apaixonada por gastronomia afetiva e bem humorada, ela ama compartilhar suas receitas e mesas postas para a família, inspirando mulheres de todo o Brasil.
Formada em Análise de Sistemas e bem sucedida, a baiana precisou deixar a profissão em 2013 com a chegada dos filhos gêmeos. Em 2016, criou o perfil Lar da Cleise, onde passou a compartilhar sua rotina diária de dona de casa como uma forma de sentir-se melhor e fechar a lacuna deixada pelo afastamento da vida profissional. Encontrou no Instagram uma forma de sentir-se útil novamente e amenizar as intermináveis tarefas domésticas.
Fonte- Hilza Cordeiro