Autoridades lamentam morte de Elsimar Coutinho aos 90 anos
A morte do médico baiano Elsimar Coutinho nesta segunda-feira (17) deu início a várias manifestações de luto e solidariedade à família do pesquisador, que tinha 90 anos.
Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates manifestou seu pesar. “Nesse momento de dor me solidarizo com os familiares do médico, professor e cientista Dr. Elsimar Coutinho. Grande homem e profissional, referência mundial no campo da reprodução humana. Obrigado por tantos ensinamentos na área da saúde! Descanse em paz!”, escreveu ele em uma rede social.
Também através das redes sociais, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, exaltou a importância do médico e lamentou o falecimento: “Elsimar foi um dos mais brilhantes médicos que conheci. Poucos souberam equilibrar tão bem o tripé fundamental da medicina: a assistência, o ensino e a pesquisa. Deus lhe permitiu viver intensos 90 anos, ao longo dos quais inspirou gerações e ajudou a humanidade a evoluir”.
Parlamentares
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Nelson Leal, disse que a morte de Elsimar deixa a Ciência e a Medicina mais pobres. “Não é somente uma perda para a Bahia, mas para a Ciência e a Medicina de todo o mundo, porque o Dr. Elsimar Coutinho era uma das grandes sumidades internacionais em fertilidade feminina e reprodução humana. Também gostaria de ressaltar a simpatia e a gentileza constantes dele, características marcantes da personalidade deste baiano genial”, afirma. Ele vai encaminhar uma Moção de Pesar à Mesa Diretora da Assembleia por conta da morte.
A deputada federal Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, também lamentou a perda. “A comunidade científica da Bahia perde hoje um nome importante. Elsimar Coutinho morre aos 90 anos e deixa um destacado legado na área da reprodução humana. Meus sentimentos a todos os familiares do médico, que é mais uma vítima da covid-19″, diz em nota.
O deputado federal João Roma também lamentou a morte de Elsimar Coutinho. “Sua vida dedicada à ciência consolidou seu trabalho como uma importante referência e motivo de orgulho para a Bahia. Dr. Elsimar foi um homem muito à frente de seu tempo e deixa uma grande contribuição para a medicina do país. Meus sentimentos à família e amigos”, lamentou Roma.
O também deputado federal Abílio Santana foi o outro que divulgou nota de pesar: “Lá se vai um gênio, essa, com certeza, é uma grande perda. Dr. Elsimar Coutinho foi um dos grandes nomes da Bahia. Cientista conhecido mundialmente, referência em planejamento familiar, o médico será eternizado pela sua sabedoria e conhecimento. Ele é referência não apenas científica, mas um ser humano incrível. Que Deus console os familiares e amigos.”
O vereador de Salvador Paulo Magalhães Jr (DEM) comentou em nota: “A morte do cientista Elsimar Coutinho é motivo de pesar para todos os baianos. Perdemos um homem íntegro, sábio e de extrema competência. Apesar da saudade e falta física, o médico baiano se perpétuou como referência em planejamento familiar no mundo. Meus sentimentos à família e amigos do médico”.
Clubes e associações
O Esporte Clube Bahia, time para o qual Elsimar torcia, também lamentou. “Nossa homenagem ao professor Elsimar Coutinho, torcedor do Esquadrão e referência mundial em reprodução humana, que faleceu hoje aos 90 anos”, diz o texto.
A Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) manifestou pesar nas redes sociais: “Nós, da ABMP, lamentamos profundamente a perda de um dos mais criativos e inovadores profissionais de saúde que a Bahia e o mundo já tiveram. Cientista ousado, médico dedicado à mulher e à família, rompeu barreiras e lutou pelo direito de escolha da mulher. Nossos pêsames à família e, ao Dr. Elsimar Coutinho, nosso muito obrigado pelas contribuições e eterna inspiração. #elsimarcoutinho”. Correio