Análise aponta que óleo encontrado no litoral norte da BA em junho é o mesmo que atingiu a costa do país em 2019

Uma análise feita no óleo encontrado no fim de junho na praia de Itacimirim, no litoral norte da Bahia, aponta que o material apresenta perfis químicos compatíveis com o óleo que atingiu a costa do país em 2019, incluindo a Bahia. A informação foi divulgada nesta terça-feira (6) pela Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA).

De acordo com a CPBA, cerca de 500 quilos do material oleoso foi coletado da praia, que pertence ao município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Os moradores do local relataram o reaparecimento do óleo no dia 30 de junho.

Na segunda-feira (5), a Defesa Civil de Camaçari disse que havia suspeita que o óleo coletado seria o mesmo que o encontrado em 2019, fato confirmado pela análise feita pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

Ainda segundo a CPBA, o aparecimento do material constitui-se na reincidência de segmentos oleosos que estavam submersos no mar. O aparecimento do material na praia foi causado pela maré e fortes ventos, que possibilitaram o ressurgimento dos fragmentos, que já se encontram em estado avançado de decomposição natural.

A CPBA informou ainda que foi realizada uma reunião, nesta terça, com representantes da Prefeitura de Camaçari, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para definir estratégias da remoção de futuros resíduos que venham a aparecer.

Os órgãos ambientais e autoridades municipais permanecem monitorando a região afetada. Após o aparecimento do óleo, outras praias da região começaram a ser monitoradas. Segundo a Defesa Civil de Camaçari, até a última verificação, feita na manhã de segunda-feira (5), não foi encontrado nenhum outro indício de óleo nas praias. *G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close