Agosto Dourado: Maternidade Frei Justo investe em informação para incentivar o aleitamento materno

Foto-Assessoria de comunicação – Saúde- Agosto dourado

Agosto Dourado: Maternidade Frei Justo investe em informação para incentivar o aleitamento materno

Foto-Assessoria de comunicação – Saúde- Agosto dourado


Conhecido como o mês de incentivo à amamentação, agosto começou na Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, tendo a informação como principal aliada na conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Até o fim do mês, a unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed vai promover ações educativas voltadas para parturientes, familiares e profissionais da unidade, informando e tirando dúvidas sobre os benefícios do leite materno para a saúde de mães e bebês.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que, por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês, sendo o aleitamento materno recomendado até os dois anos ou mais. Pensando nisso, segundo a coordenadora assistencial da Frei Justo, Bianca Ariani, a unidade montou uma vasta programação informativa sobre o tema, que iniciou com palestras e rodas de conversas com as gestante, puérperas e familiares, explicando os benefícios do leite materno e esclarecendo dúvidas.
“As ações têm o intuito de proporcionar conhecimento como forma de comemorar o Agosto Dourado – que é o mês destinado ao incentivo à amamentação. Nós entendemos que o incentivo ao aleitamento materno é a estratégia que, isoladamente, mais previne mortes em crianças menores de 5 anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro alimento nessa fase da criança. Então, aproveitamos esse mês simbólico para reforçar a assistência às mulheres nesse processo e desmistificando vários mitos que, de forma cultural, são propagados na nossa região”, conta.
Um dos pontos abordados nas palestras, segundo a nutricionista da unidade, Senize Braga, é a capacidade do leite materno de suprir todas as necessidades nutricionais do bebê, inclusive de água – fato desconhecido por parte das mães. “Não existe leite ‘fraco’, a maioria das mulheres tem condições de produzir leite suficiente para amamentar seus filhos, sendo esse leite fonte importante de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Aqui na Frei Justo Venture, todas as parturientes são orientadas sobre a importância do leite materno e são estimuladas para o aleitamento exclusivo até os 6 meses de vida do bebê”, explica.
As ações incluem ainda a capacitação para os profissionais de saúde que lidam diretamente com a assistência materna. “Toda a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem está sendo treinada. Nosso intuito é capacitar esses profissionais envolvidos nessa assistência para atender essa mãe da melhor forma e para que eles entendam sobre o papel do profissional de saúde no incentivo à amamentação”, completa a coordenadora.
Humanização do cuidado
A Frei Justo vem apostando na humanização do atendimento para garantir um ambiente acolhedor e seguro para gestantes, puérperas e bebês. A unidade contou com investimento do Governo da Bahia de R$ 17 milhões entre obras e equipamentos, e se tornou referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina. A unidade é referência para tratamento humanizado de gestantes de alto risco, recebendo pacientes de Seabra e mais de 11 municípios da região da Chapada Diamantina.
No local, são oferecidos 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. Além disso, o espaço também conta com serviços de urgência e emergência, exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.

Ascom/MFJV

Assessoria de comunicação – Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close