Verão: estação mais quente do ano também exige cuidados com a saúde bucal

Imagem: ilustração

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o verão é sempre um momento de diversão, que pode levar a excessos e negligência com a saúde, inclusive a bucal. O cirurgião-dentista, Leonardo Carvalho, diretor da Clínica Carvalho, conta que alimentos açucarados, cítricos e o excesso de álcool são alguns dos consumos que podem ser prejudiciais para os dentes. Por isso, confira algumas recomendações do especialista para você incorporar ao seu dia a dia, lembrando-se de fazer um check-up anualmente.

Mantenha-se hidratado
Além de amenizar o calor e o mormaço, típicos da época, consumir água pode também auxiliar na prevenção do acúmulo de bactérias e placas na boca, sem falar que a boca seca é uma das principais causas de mau hálito.

Evite alimentos açucarados
Refrigerantes, picolés e sorvetes devem ser consumidos com moderação. O açúcar desses alimentos torna nossa saliva mais ácida, causando uma desmineralização nos dentes, podendo causar cáries com maior facilidade. Prefira comer frutas como maçã, morango, coco, pera e kiwi. Como são fibrosas, durante a mastigação elas ajudam na remoção de placa dental.

Ingeriu alimentos cítricos? A escovação é especial!
Mesmo sendo saudáveis, alimentos cítricos são mais ácidos e podem deixar os dentes mais sensíveis à escovação. Então, a dica é: após a ingestão desse tipo de alimento, o ideal é fazer um bochecho com água e esperar 30 minutos antes da escovação, para evitar a erosão dos dentes que pode gerar cáries ou sensibilidade.

Não exagere no álcool
A cerveja auxilia a formação de biofilme na língua, fazendo com que fique branca e possivelmente com halitose. A dica para essa situação é não exagerar no consumo de qualquer bebida com álcool e escovar sempre a língua.

Faça bochecho com água após a ingestão de alimentos escuros
Açaí e sucos escuros também podem ser bastante consumidos nesta época. Eles têm grande quantidade de pigmento em sua composição, que pode acabar escurecendo os dentes, conforme a frequência da ingestão e deixando o seu sorriso manchado. A orientação é fazer bochecho com água após o consumo desses alimentos muito coloridos naturalmente ou industrialmente.

Tem sensibilidade? Atenção às dicas!
O picolé e o sorvete são duas opções saborosas para o verão, mas muita gente tem sensibilidade quando o dente tem contato com alimentos gelados. O problema, provocado pela erosão do esmalte ou retração da gengiva, deve ser orientado por um dentista. Ainda assim, algumas medidas genéricas de redução de alívio são manter a higiene impecável, usar creme dental contra sensibilidade, optar por uma escova macia e não escovar com força.

Tenha sempre um kit de higiene bucal na bolsa
No verão é comum ficarmos mais tempo na rua durante o dia ou fazer pequenas viagens. Então, lembre-se sempre de levar com você escova de cerdas macias e retas, creme dental e fio dental, lembrando que, diariamente, o ideal é escovar o dente três vezes ao dia e usar o fio dental, pelo menos, após o almoço e antes de dormir. *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close