123 milhões de brasileiros irão presentear no Dia das Mães, aponta pesquisa

Créditos de imagem Freepik

123 milhões de brasileiros irão presentear no Dia das Mães, aponta pesquisa
Dados da iO Diversidade, Instituto Locomotiva e QuestionPro mostram que cresce o desejo de presentear no Dia das Mães e que quatro em cada dez brasileiros pretendem gastar mais do que no ano passado

• Aumento na intenção de presentear: Oito em cada dez brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães em 2024, representando um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao ano anterior
• Faixa de gasto planejado: A maioria (65%) dos entrevistados planeja gastar até R$ 200, enquanto um terço (35%) pretende gastar mais de R$ 200
• Preferências de presentes: Roupas e acessórios são as categorias de presentes mais citadas (45%), seguidas por cosméticos (36%)

O brasileiro está disposto a comprar mais no Dia das Mães de 2024. Neste ano, oito em cada dez irão presentear alguém na data comemorativa. Os dados indicam um aumento de 14 pontos percentuais na intenção de presentear em comparação com o ano anterior, quando 66% dos entrevistados presentearam alguém. Os dados são de um levantamento encomendado pela iO Diversidade e realizado pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro, que também aponta que a maioria dos entrevistados (65%) planeja gastar até R$ 200, enquanto 35% dos brasileiros pretendem gastar mais de R$ 200 em presentes. A disposição para gastar varia entre as classes sociais: 42% da classe DE planeja gastar até R$ 100, contrastando com 15% da classe AB.

Vetor uma mulher segurando um bebê e um fundo rosa
Créditos de imagem Freepik

Metade da população pretende manter o mesmo gasto do ano passado na compra do presente, enquanto 36% querem gastar mais e 24% da população quer gastar menos do que no ano passado. Roupas e acessórios formam a categoria mais citada (45%), seguida por cosméticos (36%) e chocolates (27%).

Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, a expectativa positiva se deve à melhoria das condições de consumo. “Com a taxa de juros em queda e o desemprego em patamares baixos mais gente tem condição de presentear suas mães na data, que é tão simbólica para os brasileiros.”

A expectativa de serem presenteadas é maior entre mães de classe AB, das quais 87% têm a expectativa de serem presenteadas, enquanto entre mães das classes DE a expectativa de receber presentes cai para 75%, mas ainda assim é majoritária. Entre aqueles que pretendem comprar ou já compraram, a maioria (78%) vai dar o presente para a própria mãe. Esposas ou namoradas ocupam o segundo lugar de menções (27%), seguidas por sogras (14%) e irmãs, tias ou primas (9%). Entre homens casados, 75% pretendem presentear a esposa.

A pesquisa quantitativa realizou 1.500 entrevista com homens e mulheres de todo o País, de 15 a 22 de abril de 2024. A margem de erro é de 2.5 p.p.


Catarina Boechat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close