Vacina contra dengue começa a ser aplicada até o fim de janeiro de 2026
Foto: Reprodução/Educação Médica
As vacinas contra dengue já têm aplicação prevista pelo Ministério da Saúde para 2026. Nesta terça-feira (9), a entidade divulgou a estratégia de imunização com o primeiro imunizante de dose única do mundo, que deve começar a ser aplicado até o fim de janeiro.
Produzidos 100% no Brasil, o primeiro lote — com 1,3 milhão de doses — será ofertado a partir de 2026 exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os grupos que terão preferência são os trabalhadores da atenção primária de todo o país e os adultos de 50 a 59 anos, começando pelos mais velhos e ampliando gradualmente para outras idades.
A imunização alcançará o público geral à medida que houver aumento da produção e ampliação das doses entregues.
A vacina
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a primeira vacina contra a dengue produzida por um laboratório nacional é um marco para o enfrentamento do vírus transmitido pelo mosquito. O imunizante é tetravalente, ou seja, voltado para os quatro sorotipos da dengue, e aplicado em dose única. Segundo a Anvisa, a vacina já passou por todas as etapas de análise técnica e regulatória previstas na legislação sanitária, garantindo sua segurança, qualidade e eficácia. *Metro1


