STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos por participação em trama golpista do 8 de janeiro

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta quinta-feira (11), o julgamento do núcleo central da trama golpista que resultou nos ataques de 8 de janeiro de 2023. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.

O resultado foi definido por 4 votos a 1. Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pela condenação, enquanto Luiz Fux apresentou o único voto divergente.

Além de Bolsonaro, outros sete réus foram condenados. Entre eles, o tenente-coronel Mauro Cid, delator do caso, recebeu pena de 2 anos em regime aberto. As penas dos demais acusados ainda estão em definição, incluindo o almirante Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o deputado federal Alexandre Ramagem, o general Augusto Heleno, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto.

Todos foram considerados culpados pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência, grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, iniciou a etapa de dosimetria das penas após a definição da condenação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close