Secretaria da Saúde de Cairu desenvolve ações voltadas para saúde mental

Por Jamille Soares
Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria da Saúde de Cairu, por meio da equipe multidisciplinar do NASF, profissionais do CAPS e agentes de saúde, promoveu nas ilhas atividades voltadas para saúde mental alusivas a Campanha Janeiro Branco. Criada em 2014, e atualmente adotada em todo Brasil, a Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para as necessidades e as importâncias subjetivas, mentais e emocionais dos seres humanos.

Dinâmicas motivacionais e distribuição de material informativo nos espaços públicos integraram as atividades. Os profissionais da Secretaria da Saúde também informaram à população acerca do das ações desenvolvidas no Centro de Atendimento Psicossocial, unidade Maria Durvalina M. Luz dos Santos, implantado na Sede do Município . A instituição é destinada a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. A unidade do CAPS conta com atendimento de equipe multidisciplinar composta médica, psicóloga, assistente social, farmacêutica e enfermeira, entre outros.

“A ideia é estimular a cultura de uma saúde mental no município, fortalecendo as ações de nossa rede pública de atendimento e chamando a sociedade para debater o assunto, para que a gente possa quebrar os preconceitos e o medo que muitas pessoas ainda têm de buscar ajuda e tratamento para os problemas emocionais e mentais, comprometendo todos os aspectos da vida dessas pessoas, afinal, cuidar da mente é cuidar da vida”, afirmou a secretária da Saúde, Italuana Guimarães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *