Realização de manutenção da estação do Cemaden na Ponte da CVI é realizada em Valença
A Prefeitura de Valença, através da Defesa Civil Municipal, acompanhou nesta terça-feira (25) a manutenção preventiva da estação de monitoramento climático instalada na Ponte da CVI. O serviço técnico foi realizado especificamente neste ponto, considerado estratégico para o acompanhamento do nível do Rio Una.
A manutenção é fundamental para garantir a precisão dos dados enviados ao Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Este equipamento atua como um “olho” da prevenção, responsável por medir tanto a quantidade de chuva quanto a oscilação do nível do rio, permitindo que a cidade se antecipe a possíveis enchentes.
Vitor Gama, técnico de manutenção eletrônica responsável pelo serviço, explicou o funcionamento da tecnologia: “Faço a manutenção das estações pluviométricas e hidrológicas. O objetivo deste equipamento aqui é monitorar em tempo real. Ele acompanha tanto a chuva quanto o nível do rio. Qualquer oscilação, o sistema registra, captura uma foto e envia os dados para o Governo Federal, que emite os alertas para a equipe local”, disse.
A Diretora da Defesa Civil de Valença, Thárcila Brito, acompanhou o trabalho na ponte e ressaltou a importância da tecnologia para a segurança da população: “Manter este equipamento da Ponte da CVI em perfeito funcionamento é vital para a nossa estratégia de prevenção. A tecnologia do Cemaden é uma grande aliada, pois nos fornece dados precisos e antecipados. Com esse monitoramento em dia, conseguimos agir com muito mais rapidez e assertividade para proteger as famílias valencianas em momentos de risco”, finalizou.
SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


