Produção industrial baiana recua 1,2% entre outubro e novembro de 2018, aponta IBGE

A produção industrial da Bahia apresentou redução no mês de novembro, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Descontados os efeitos sazonais, a queda foi de -1,2%, após se manter estável (0,0%) em outubro. O setor apresentou a quinta maior queda entre os 15 locais pesquisados. Ainda segundo o IBGE, o resultado ficou bem abaixo da média nacional (0,1%).

 

Os melhores resultados foram registrados em Pernambuco (1,4%), Paraná (1,1%) e Ceará (0,9%). Na contramão ficaram Goiás (-6,2%), Amazonas (-3,5%) e Rio de Janeiro (-2,2%).

 

O levantamento indicou ainda que em comparação com novembro de 2017, a produção industrial baiana caiu -0,3%, após ter registrado um aumento de 7,1% em outubro, nesta comparação. Os dados apontaram ainda que a Bahia teve desempenho melhor que a média nacional (-0,9%) e acompanhou o movimento de queda verificado em outros 7 dos 15 locais pesquisados.

 

Nesse confronto, a produção industrial cresceu mais nos estados do Rio Grande do Sul (12,7%) e no Pará (8,3%), enquanto os maiores recuos ocorreram em Goiás (-14,2%) e no Rio de Janeiro (-5,5%). *BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *