O uso da terapia para tratar o medo de avião

 

Por Analú Ribeiro

É muito comum que algumas pessoas apresentem o medo excessivo de viajar de avião. A aerofobia, como é cientificamente conhecida, é registrada entre 20 a 40% da população adulta mundial. Mas, para os que apresentam sintomas da fobia uma notícia positiva: há possibilidades de tratamento.

A fobia é o conjunto de medos associados a um fator de ansiedade. No caso do medo de voar, ela não escolhe idade nem profissão. A pessoa sente-se insegura, sem controle e com sintomas físicos de ansiedade, como tremor, suor nas mãos e pés, dores de estômago, tensão muscular, inquietação, arritmia. Vale destacar que os sintomas são associados ao medo e causados pelo fator emocional.

“Medos podem ser superados quando compreendidos com autoconhecimento, tratamento psicológico e enfrentamento da demanda causadora. Dependendo da amplitude e prejuízo que o medo cause, pode ser necessária, inclusive, a introdução de medicação em casos mais extremos, associando a terapia ao acompanhando psiquiátrico”, explicou o psicólogo do Hapvida Saúde, André Assunção.

Para Assunção, o caminho mais direto para o tratamento é a compreensão da própria fobia. “A dica é aprender a lidar com o medo e com a insegurança causada por ele. Buscar autocontrole das emoções e saber quando procurar ajuda profissional. Afinal, o medo é um sentido e não uma doença”, avalia o profissional.

Medos complementares

A terapia é um processo de reconhecimento das dificuldades que pode auxiliar consideravelmente no tratamento das fobias. Entretanto, no caso do medo de viajar de avião, existem outros medos complementares, como fobia à altura, turbulência e acidentes. No caso deste último, as companhias aéreas e agências de viagens costumam também dar dicas que tendem a atenuar essa tensão. Explicação do funcionamento da aeronave, de quais são os melhores lugares para se sentar, técnicas de relaxamento e meditação e utilização de voos curtos auxiliam na progressiva perda da fobia do indivíduo.

Foto: Nova Metrópole

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com