Novembro Azul: Unidade de Oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce promove mutirão gratuito de rastreamento de câncer de próstata

Foto: Divulgação

Ação acontecerá neste sábado (29), voltada para homens com idade a partir de 45 anos

Em alusão ao Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) realizará, no próximo sábado (29), a partir das 7h, um mutirão gratuito de rastreamento de câncer de próstata para homens com idade a partir de 45 anos. A ação acontecerá no ambulatório da unidade (Av. Luiz Tarquínio, acesso pelo portão 11) e serão disponibilizadas 80 fichas de atendimento, distribuídas por ordem de chegada.

Para participar, os interessados devem apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e exames prévios (PSA ou de imagem da região abdominal), caso já realizados. Durante o mutirão, serão oferecidos atendimentos em consultório para avaliar histórico familiar e fatores de risco, além de realização de exames, como toque retal.

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce possui um papel importante na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata, o tipo de câncer mais prevalente entre os homens em tratamento na unidade. Este tipo de tumor representa 47% dos casos masculinos na Unacon, com mais de 1.700 pacientes cadastrados. A unidade oferece atendimento integral, com uma média de 470 homens em tratamento com quimioterapia ou hormonioterapia e cerca de 20 em radioterapia todos os meses.

A OSID – As Obras Sociais Irmã Dulce abrigam hoje um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito, com mais de 4 milhões de procedimentos ambulatoriais realizados por ano na Bahia. A instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres possui um perfil de serviços único no Brasil, distribuídos em mais de 20 núcleos que prestam assistência à população nas áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Ensino em Saúde e Pesquisa Científica. A OSID acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano no estado, incluindo idosos, pessoas com deficiência, pacientes oncológicos, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes em situação de risco social, usuários de substâncias psicoativas, entre outros públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close