Novas opções de jogos online crescem no Brasil e proporcionam horas de entretenimento

Photo by Pikrepo/Free for commercial use “Jogos online se tornaram parte integral do dia a dia dos brasileiros”

O entretenimento online é um dos setores que mais cresce no Brasil. O lançamento de novos jogos e a consolidação cada vez maior de games clássicos tornaram esse mercado um dos mais bem-sucedidos no país e tem proporcionado horas de entretenimento para os entusiastas brasileiros.

Mercado de games brasileiro é um dos maiores do mundo

De aulas de bale clássico online até a possibilidade de reinventar a produção industrial baiana, já é conhecimento comum que internet revolucionou a maneira como as pessoas se comunicam e se entretêm. Os jogos online fazem parte dessa revolução e o Brasil é um dos maiores países do mundo nesse sentido.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Comscore, o Brasil é o único país da América Latina que se encontra entre os cinco primeiros no ranking global de número de jogadores, tendo passado até mesmo a Índia e a China em horas gastas nos jogos.

São mais de 73 milhões de entusiastas nacionais apenas no setor de jogos mobile e os brasileiros passam em média mais de 9 horas por mês se divertindo com esse tipo de passatempo online. Dados impressionantes que fazem com que o país seja o 4° de todo o planeta em relação ao público de games.

O estudo da Comscore também revelou dados animadores em relação à equivalência dos gêneros. Segundo os dados encontrados pela companhia, as mulheres representam cerca de metade (49%) do público nacional. Além disso, elas são a maioria em jogos online de modo geral.

Outro dado surpreendente revelado é o fato de que as mulheres com mais de 35 e os homens com mais de 45 são os que mais gastam tempo com os jogos. Inclusive, mais de 60% das pessoas que ocupam cargos de diretoria afirmaram jogar regularmente.

O público pode ser dividido entre os jogadores que preferem jogos single player e aqueles que preferem o multiplayer. O primeiro tipo representa títulos que contam com apenas um jogador, enquanto o segundo consiste em games que possuem inúmeros jogadores em cada partida.

Jogos com apenas um jogador são uma das preferências dos entusiastas

Quando se fala em jogos single player, Candy Crush Saga, um game de raciocínio lógico cujo objetivo é formar fileiras de doces padronizados desenvolvido pela empresa King, é o grande favorito dos brasileiros que gostam de jogar sozinhos.

Originalmente lançado apenas no Facebook em 2012, o jogo conquistou os usuários por suas mecânicas simples e divertidas. O game cresceu e evoluiu muito ao longo dos anos e após ser disponibilizado na Google Play Store contabilizou mais de 1 bilhão de downloads durante a última década.

Outro jogo que conquistou o coração dos brasileiros é o Farm Heroes Saga. Desenvolvido e lançado em 2013 pela King, mesma empresa responsável por Candy Crush, o jogo, cujo objetivo principal é coletar frutas para formar padrões e liberar diversos objetivos, já superou a marca de 100 milhões de instalações na Google Play Store.

Além desses títulos, outro fenômeno de crescimento nos últimos anos tem sido os diversos jogos de cassino online. Capitaneado por sites como o Betway, de cassino online, esses jogos conseguiram transportar a atmosfera e emoção dos cassinos direto para a tela dos aparelhos e estão conquistando cada vez mais entusiastas.

Uma das opções mais diversificadas disponíveis atualmente, através dos jogos de cassino online é possível encontrar desde máquinas caça-níqueis com todo tipo de temática, passando por roletas europeias e americanas, até encontrar mesas de blackjack que testam o raciocínio lógico e matemático dos entusiastas.

Photo by Pikrepo/Free for commercial use “Entretenimento mobile é parte da rotina de homens e mulheres nacionais de todos os níveis hierárquicos”

Jogos multiplayer também são tendência

Agora, quando se fala em jogos multiplayer, o grande destaque nacional é Free Fire Battlegrouds. De acordo com uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, na categoria mobile o título é o game mais jogado do Brasil.

Desenvolvido e lançado pela Garena em 2017, Free Fire conquistou os gamers nacionais com uma jogabilidade inovadora e muitos desafios em grupo. O jogo coloca impressionantes 100 jogadores em uma ilha com recursos limitados e aleatórios para uma partida de “battle royale”, ou seja, todos contra todos durante um tempo limite de 10 minutos. O vencedor é o último que permanecer de pé.

Eleito como “Melhor Jogo em Voto Popular” pela Google Play Store em 2018, o game já conta com mais de 500 milhões de downloads em apenas três anos e seus números não param de aumentar.

Outro game que é preferência nacional é PUBG Mobile. Versão para smartphones do clássico moderno PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), o game já conta com mais de 100 milhões de instalações.

De forma similar a Free Fire, PUBG Mobile também apresenta um sistema de “battle royale” em que os jogadores competem entre si para determinar quem será o grande vencedor da partida.

Também com mais de 100 milhões de downloads, outro título que conta com muitos fãs brasileiros é Clash Royale. Jogo de estratégia baseado em cartas, o game desenvolvido pela Supercell coloca de dois a quatro jogadores em combates para derrubar o castelo dos adversários.

O título é um dos mais jogados pelos influencers digitais nacionais e é possível encontrar diversos influenciadores do game na internet prontos para enviar dicas para novos entusiastas e até mesmo veteranos que querem aprender novas habilidades.

Potencial de crescimento ainda maior no futuro

O mercado brasileiro de games já é um dos maiores do mundo, mas existem muitos fatores regionais e nacionais, como o desenvolvimento do mercado de telecomunicações, que fazem com que a expectativa para o futuro seja de um crescimento ainda maior.

O país atualmente conta com cerca de 420 milhões de aparelhos digitais e de acordo com dados revelados pela consultoria LatinDV durante o Pocket Gamers Connects London 2020, a indústria de jogos online mobile do Brasil já vale mais de US$ 2,24 bilhões e representa mais de 40% da receita total de jogos no país.

Com o desenvolvimento ainda maior do setor nos próximos anos e a democratização do acesso online, esse tipo de entretenimento crescerá ainda mais e o país pode até mesmo se tornar um dos três maiores do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close