Mais Infância inicia distribuição de material didático 2026 e abre inscrições de creches comunitárias no Bahia Sem Fome

Foto Feijão AlmeidaGOVB

Mais Infância inicia distribuição de material didático 2026 e abre inscrições de creches comunitárias no Bahia Sem Fome

Foto Feijão AlmeidaGOVB

O 6º Encontro de Formação Pedagógica de Educadores e Educadoras do Programa Mais Infância, da Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), foi marcado, neste sábado (8), pela apresentação do novo material didático que será distribuído a120 creches comunitárias para uso durante o ano letivo de 2026. Os educadores, reunidos no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), receberam um exemplar do livro e dialogaram sobre o planejamento pedagógico para o próximo ano. Uma parceria do Mais Infância com o programa estadual Bahia Sem Fome também foi anunciada para 2026, buscando erradicar a fome em bairros e municípios com altos índices de vulnerabilidade social.

“A importância das creches comunitárias não está só na garantia do direito das crianças à educação infantil, do acolhimento às famílias, está na estrutura que garante a segurança alimentar e nutricional. Fortalecendo esse papel das creches, a gente enfrenta a fome, que ainda é um grande desafio. Saímos do mapa da fome, mas precisamos avançar, garantindo o direito a uma alimentação saudável”, enfatizou a presidente da VSBA, Tatiana Velloso.

Coordenador do Mais Infância, Manoel Calazans explicou que o material didático é composto por um diário de bordo dos estudantes, por onde o professor manterá a família atualizada sobre o desenvolvimento da criança; um caderno de planejamento pedagógico do professor e um livro didático para crianças que estão chegando na alfabetização. Ao todo serão 15 mil livros distribuídos, fruto de parceria VSBA com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e emendas parlamentares.

“As Voluntárias Sociais começam agora a distribuição desse material didático de forma gratuita para todos os estudantes e professores. Esses professores atuam com crianças de zero a cinco anos e esse encontro mensal, que acontece aqui na Uneb, é uma oportunidade de a gente capacitar os professores para um atendimento melhor e mais qualificado para as nossas crianças”, comentou Calazans.

Para a coordenadora pedagógica da Creche Escola Lar Xila, Larissa Pires, o novo material pedagógico é mais um recurso na abordagem educacional na primeira infância. “Para a gente que atua nas escolas comunitárias será muito enriquecedor. Vamos poder trabalhar com temas atuais, contextualizados, presentes na nossa sala de aula, temas atuais, que a gente está lidando, ali, no dia a dia. Muito enriquecedor para o desempenho e desenvolvimento da nossa escola”, compartilhou a educadora da creche que fica no bairro Cajazeiras 8, em Salvador.

Bahia pela Infância

Durante o encontro, também foi lançado o Edital Bahia pela Infância, com o Bahia Sem Fome, com a perspectiva de ampliar o acesso a uma alimentação de qualidade na educação infantil. As escolas e creches comunitárias da Bahia poderão se inscrever a partir desta segunda-feira (10), requerendo kits de Equipamentos para o Combate à Fome. Entre os equipamentos estão fogão e forno industriais, panelas, liquidificadores industriais, armários, mesa e pia de inox, freezers e refrigeradores.

O coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, disse que projeto prevê o apoio a 200 creches em toda Bahia. “Nossa expectativa é a partir da estruturação dessas creches e escolas com equipamentos e utensílios, capacitar os educadores sobre o tema da segurança alimentar e nutricional. As creches cumprem um papel importante nas periferias das cidades, então é uma forma do Estado chegar em cada canto dos grandes centros, assegurando direitos e combatendo a fome”.

As inscrições estarão abertas até o dia 10 de dezembro, através do site www.ba.gov.br/bahiasemfome. Após cadastro das unidades escolares, formulário, ofício, proposta e declarações deverão ser enviados por e-mail através do e-mail bahia.infancia@casacivil.ba.gov.br.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Foto Feijão AlmeidaGOVB
Foto Feijão AlmeidaGOVB

Foto Feijão AlmeidaGOVB

Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close