Julho Turquesa: O alerta nacional contra a síndrome do olho seco, que afeta cerca de 24% da população brasileira

Ilustração: Freepik

Com a chegada do inverno, cresce também a preocupação com a saúde ocular e é nesse contexto que a campanha Julho Turquesa ganha destaque, com a proposta de conscientizar a população sobre a síndrome do olho seco. Segundo dados da Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS), cerca de 13 a 24% da população têm o problema em algum grau. “A doença é uma disfunção na produção ou qualidade da lágrima, que deixa a superfície ocular desprotegida, causando irritação, desconforto e até lesões na córnea”, informa a oftalmologista Renata Fahl, da Oftalmoclin – unidade de saúde que pertence à Rede Integrada Opty. Segundo a médica, a condição, apesar de comum, ainda é subdiagnosticada e muitas vezes negligenciada.

Os sintomas mais frequentes incluem ardência, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, visão embaçada e sensibilidade à luz. “É uma doença silenciosa, que muitas vezes o paciente atribui ao cansaço ou à falta de sono, adiando o diagnóstico”, afirma a oftalmologista Tânia Ramos, que atua no Instituto de Olhos Freitas. De acordo com a médica, as causas são diversas. “Podem estar relacionadas à idade, alterações hormonais, doenças autoimunes como a Síndrome de Sjögren, ou ainda ao uso prolongado de lentes de contato e de determinados medicamentos, como antidepressivos e antialérgicos. A exposição excessiva às telas (celulares, computadores, tablets e televisores), que reduz a frequência do piscar, também contribui fortemente para o ressecamento da superfície ocular. Poeira, ar-condicionado e pólen também são fatores causais para o olho seco”, acrescenta a especialista.

Com os avanços na oftalmologia, o diagnóstico e o tratamento do olho seco tornaram-se mais precisos. “A intervenção será de acordo com cada quadro clínico, de modo que em quase 90% dos casos são utilizados colírios de lágrima artificial, sempre prescritos por um oftalmologista, associados a mudanças comportamentais, como pausas visuais e hidratação ambiental. Além disso, a tecnologia tem sido uma aliada neste processo, a exemplo do surgimento de equipamentos de última geração que auxiliam pacientes que sofrem com o ressecamento nos olhos”, garante Carla Cordeiro, oftalmologista do DayHORC.

A médica acrescenta que, no DayHORC de Salvador, existe um núcleo especializado para o tratamento do olho seco. “O intuito é oferecer equipamentos de última geração no diagnóstico, a exemplo do equipamento IDRA, e no tratamento, como o Eye-Light. Este equipamento combina a luz pulsada com luz modulada, proporcionando uma solução de longa duração para pacientes com essa condição ocular e com disfunção de glândulas de meibômio”, afirma.

Julho Turquesa

A campanha Julho Turquesa tem como objetivo principal informar e alertar a população sobre a importância de procurar um oftalmologista diante dos primeiros sinais. “Estamos falando de uma condição que afeta a qualidade de vida, o rendimento no trabalho e até a saúde emocional do paciente”, destaca Murilo Barreto, oftalmologista da OftalmoDiagnose. O nome da campanha reforça a ideia de preservação e cuidado. Diante da alta prevalência da síndrome do olho seco no Brasil e no mundo, o alerta é claro: olhos vermelhos e cansados podem ser mais do que cansaço. Podem ser um sinal de que é hora de buscar ajuda especializada”, conclui o oftalmologista.

Sobre a Rede Integrada Opty

Fundada em 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas tendo como investidor os fundos geridos pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. A rede aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina.

A rede consolida mais de 25 marcas e aproximadamente 85 unidades. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (RJ, SC e BA), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital dos Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), OftalmoDiagnose (BA), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), Eye Center Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Instituto da Visão São José dos Campos (SP), Visão Center (PE), Íris Oftalmo (PE), SEOPE (PE) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA). Visite: www.opty.com.br

Por: Catharine Matos- Catharine Matos- Cristina Barude

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