IBGE ajuda candidatos nos estudos para o ENEM 2019

No próximo dia 3 de novembro, cerca de 5 milhões de pessoas em todo o país deverão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e o IBGE pode ajudá-las a se preparar ainda mais nesta reta final para as provas.

Afinal, entre 2009 e 2018, pelo menos 24 questões objetivas do ENEM usaram dados do IBGE. Além disso, seis provas de redação, aplicadas entre 2010 e 2017, trataram de temas para os quais o Instituto tem informações.

Por isso, o IBGE disponibiliza dois materiais de estudo para o ENEM na seção voltada ao público jovem do canal IBGEeduca (educa.ibge.gov.br/jovens). Eles podem ser utilizados para explorar determinados temas e testar os conhecimentos. Ambos os materiais seguem em anexo (em PDF).

Um dos arquivos traz todas as questões objetivas que citam o IBGE, nos exames de 2009 a 2018. Elas abordam assuntos como pirâmide etária, inflação, migração, biomas, fecundidade e indústria. As questões são seguidas pelos seus respectivos gabaritos e por indicações de links do portal do IBGE na internet, onde é possível se aprofundar mais no que foi abordado.

O outro material traz as propostas de redação de 2010 a 2017 que trataram de temas sobre os quais as informações produzidas pelo IBGE podem dar alguma contribuição, como trabalho e emprego; acesso à Internet; estatísticas de gênero; dados sobre religião, cor ou raça e pessoas com deficiência.

Depois de cada proposta de redação, os estudantes encontrarão infográficos elaborados pelo IBGE sobre os assuntos tratados, com indicação das fontes das informações e links do portal do Instituto para os temas sugeridos.

IBGEeduca é canal de comunicação do IBGE com estudantes de todas as idades e professores

A iniciativa do material de estudos com foco no ENEM faz parte do projeto IBGEeduca, um portal voltado para educação, que reúne informações produzidas pelo Instituto em formato e linguagem adequados para crianças, jovens e professores.

A área dedicada às crianças busca formatos lúdicos. Por meio de textos, gráficos, mapas, vídeos e brincadeiras, os pequenos podem começar a conhecer o Brasil.

Além do material preparatório para o ENEM, a área voltada para o público jovem conta com outros materiais de estudo e textos especiais sobre atualidades.

Já a área do site dedicada aos professores traz sugestões de atividades e recursos para trabalhar em sala de aula com as informações produzidas pelo IBGE, da Educação Infantil ao Ensino Médio. *IBGE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *