Facebook volta atrás e bloqueia contas de bolsonaristas no exterior

Por meio de nota divulgada neste sábado (1), o Facebook informou que bloqueou em todo o mundo contas de bolsonaristas investigados pelo inquérito que apura a produção e disseminação de notícias falsas, como determinou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Moraes ordenou que a rede social bloqueasse não só as contas dos investigados no Brasil, mas também aquelas que estivessem visíveis em outros países. A decisão do ministro aconteceu após investigados alterarem a configuração das contas e utilizá-las como se estivessem no exterior, apesar do bloqueio determinado pela Justiça e acatado pela empresa.
Num primeiro momento, o Facebook bloqueou somente as contas vistas nacionalmente. Nesta sexta (31), Moraes ampliou a multa e intimou o presidente da empresa no Brasil caso as contas não fossem bloqueadas globalmente.
O Facebook explicou que, diante da ação do ministro, decidiu acatar a ordem, mas ressaltou que vai recorrer.
“A mais recente ordem judicial é extrema, representando riscos à liberdade de expressão fora da jurisdição brasileira e em conflito com leis e jurisdições ao redor do mundo. Devido à ameaça de responsabilização criminal de um funcionário do Facebook Brasil, não tivemos alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas enquanto recorremos ao STF”, afirmou o texto divulgado pela rede social. *BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close