Edson Fachin assume presidência do STF para o biênio 2025-2027 nesta segunda

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Edson Fachin toma posse nesta segunda-feira (29) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), tendo Alexandre de Moraes como vice-presidente. A cerimônia, marcada para as 16h, contou com a presença de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Além da presidência do STF, Fachin também assume o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até 2027.

A solenidade seguiu o rito tradicional: abertura feita pelo atual presidente Luís Roberto Barroso, execução do hino nacional, leitura e assinatura dos termos de posse, seguida pela troca simbólica de cadeiras no plenário. Fachin assumiu o comando da sessão e empossou Alexandre de Moraes como vice, repetindo os procedimentos. Discursos de Barroso, do procurador-geral da República Paulo Gonet, do representante da OAB e do próprio Fachin encerraram a cerimônia.

Conhecido pelo perfil técnico e reservado, Fachin deverá adotar uma gestão mais discreta, em contraste com a atuação midiática de Barroso. Inspirado na ex-presidente Rosa Weber, ele deve priorizar o respeito às normas institucionais e ao colegiado, mas sem deixar de pautar temas sociais relevantes. Nesta semana, o STF sob sua presidência julgará dois casos de grande impacto: o vínculo trabalhista entre motoristas e a Uber, e a legalidade do projeto da ferrovia Ferrogrão, que envolve questões ambientais no Pará.

Por: Metro1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close