8 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Colesterol
Foto: Freepik
O colesterol é um dos grandes responsáveis pelas doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 380 mil brasileiros morrem por ano vítimas de problemas no coração, veias e artérias e cerca de 14 milhões têm alguma doença no órgão.
O colesterol elevado é um fator de risco para o infarto agudo do miocárdio e do Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame.
“Os hábitos que favorecem o aumento do colesterol incluem uma dieta rica em gorduras poliinsaturadas, frituras, fast foods, todos esses alimentos industrializados como biscoitos, amanteigados, salgadinhos, os alimentos que são fritos ao invés de serem cozidos ou grelhados. Tudo isso dificulta e aumenta os níveis de colesterol ruim que é o LDL colesterol”, destacou o cardiologista Dr. Nivaldo Filgueiras, vice-presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e vice-presidente do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
O Dr. Nivaldo explica ainda que 50 minutos de atividade física, três vezes por semana, ou 30 minutos cinco vezes por semana é o suficiente para diminuir drasticamente os riscos de doenças cardiovasculares. “150 minutos de atividade física ou de caminhada regular por semana é muito importante para evitar os eventos de doenças cardiovasculares ou a propensão para essas doenças graves, como o infarto e o AVC”, finalizou.

*Carmen Comunicação