Coronavírus e a onda das Fake News

Em Valença, foto de morador foi divulgada afirmando que ele estava com Coronavírus. Informação foi negada

por Joberth Melo | Atualiza Bahia

O que te faz compartilhar uma foto e informação sem ter certeza se ela está correta? As Fake News sempre ocorreram, se alastraram nas eleições de 2018 e seguem denegrindo a imagem de pessoas com a pandemia do Covid-19, conhecido também como Novo Coronavírus.

São disseminações errôneas de como o vírus surgiu e chegou aos humanos, do número de vítimas mortas com o vírus, de como ocorre a cura e até a identificação de pessoas com a doença. O caso é tão sério, que na sexta-feira (13) grupos de WhatsApp do município de Valença, no baixo Sul da Bahia, foram inundados com a foto de um morador da cidade e com a informação de que ele estava com Coronavírus e deu entrada na unidade hospitalar da cidade. A informação foi negada.

Como é tão fácil se apropriar da imagem de uma pessoa, compartilhá-la e trazer uma informação que pode causar transtornos futuros? Todo o paciente que adentrar ao Pronto Socorro de Valença ou em qualquer unidade hospitalar com sintomas que podem ser de um resfriado ou até de uma virose deve ter uma foto sua divulgada dessa forma? Nem mesmo quem for constatado com o vírus do Covid-19 deve ter essa exposição.

É importante lembrar que a divulgação de fotos sem o consentimento e ainda desta maneira é um crime. De acordo com o art. 5º da Constituição Federal “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Esse crime é cometido para quem fez a publicação e para quem também compartilhou.

Informação X Divulgação

Se informe antes de publicar algo sobre o Coronavírus. Dados equivocados podem causar pânico na população; então acompanhe os principais meios de comunicação e os informes do Ministério da Saúde e da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Saiba mais sobre o Covid-19, clicando aqui. Na Bahia, até a sexta-feira (13), último balanço divulgado pela Sesab, sete pessoas foram diagnosticadas com o Novo Coronavírus.

Atualiza Bahia

Foto: ilustrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close