CNH sem autoescola: nova regra que muda tudo entra em vigor nesta semana
Foto: Divulgação
O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil passará por mudanças significativas a partir desta semana. A decisão do Contran estipula o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescolas para dar início ao processo. A norma muda a forma como candidatos se preparam para os exames, com o objetivo de tornar o documento mais acessível e barato.
Com a nova regra, o candidato poderá realizar o curso teórico gratuitamente, por meio de plataforma digital do governo, dispensando a carga horária fixa exigida anteriormente. A formação prática também será flexibilizada: a exigência mínima cai de 20 para 2 horas de aula prática.
Além disso, será permitido usar veículo próprio nas aulas práticas e contratar instrutor autônomo credenciado pelo órgão de trânsito correspondente, em vez de depender exclusivamente de autoescola.
Apesar das mudanças, continuam obrigatórias as etapas de exames teórico e prático e as exigências como exames médicos e psicológicos para emissão da CNH.
O governo estima que a flexibilização poderá reduzir em até 80% o custo total para obtenção da CNH, beneficiando milhares de pessoas que hoje não têm acesso ao documento devido aos valores, que podem ultrapassar o equivalente a R$ 5 mil.


