Casos de câncer em jovens adultos de até 50 anos aumentam 284% no SUS entre 2013 e 2024

  • Imagem de freepik
  • Diagnósticos de câncer em pessoas de 18 a 50 anos cresceram 284% entre 2013 e 2024, segundo dados do Painel Oncologia BR – DataSUS.
  • Tumores de mama, colorretal, fígado e colo do útero lideram entre os jovens; o de mama aumentou 45% no período.
  • Especialistas associam o avanço a alimentação ultraprocessada, sedentarismo, obesidade, uso prolongado de hormônios e poluição.
  • O Brasil não possui estatísticas completas da saúde suplementar — uma decisão judicial impede a ANS de exigir a Classificação Internacional de Doenças (CID) das operadoras.
  • Médicos defendem vacinação contra HPV, rastreamento mais precoce e revisão dos protocolos que hoje priorizam pessoas acima dos 50 anos.

Fazia sete anos que a operadora de caixa Jaqueline Chagas, então com 35 anos e hoje com 46, ouvia do ginecologista que o caroço que deformava seu seio era benigno. “Dava para sentir o nódulo no abraço”, relembra.

O que ela não sabia é que fazia parte de uma tendência crescente no Brasil e no mundo: o aumento de casos de câncer em pessoas de até 50 anos.

  • Entre 2013 e 2024, o número de diagnósticos nessa faixa etária cresceu quase quatro vezes (284%) no Sistema Único de Saúde (SUS) — de 45,5 mil para 174,9 mil casos, segundo um levantamento feito pelo g1 com dados do painel DataSUS.
  • Os tumores de mama, colorretal e fígado estão entre os que mais crescem nesse grupo.
  • câncer de mama lidera os diagnósticos, com alta de 45% entre 2013 e 2024 e mais de 22 mil novos casos anuais de mulheres de até 50 anos registrados no SUS.
Jaqueline Chagas descobriu um câncer de mama aos 36 anos — Foto: Arquivo Pessoal

Jaqueline Chagas descobriu um câncer de mama aos 36 anos — Foto: Arquivo Pessoal

Foi durante uma mamografia de urgência que Jaqueline descobriu o diagnóstico.

“A médica que me examinava olhou para a colega dela e disse: ‘Mais uma jovem com câncer de mama, essa é a terceira hoje’. Foi assim que descobri que tinha câncer”, conta.

“Eu congelei. Primeiro, tive certeza de que morreria. Depois, pensei na minha mãe.”

Câncer em adultos de 18 a 50 anos no SUS

Evolução dos casos entre 2013 e 2024 (Brasil)

AnoCasos registradosVariação acumulada
201345.506
201649.024+7,7%
2019155.655+242%
2022174.565+283%
2024174.938+284%

Fonte: DataSUS / Painel Oncologia BR – faixa etária de 18 a 50 anos.

*g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close