Caravana de Direitos Humanos faz ação em SAJ em parceria com Instituto 11 de Dezembro
Fotos: Agência Dudes
Ações formativas e serviços como emissão da CIN e do Passe livre estão entre as ofertas do mutirão, que acontece nos dias 11 e 12/9, em Santo Antônio de Jesus
Ações educativas em Direitos Humanos, emissão de documentação civil como certidões e Carteira de Identidade Nacional, encaminhamentos para exame de DNA gratuito. Estas são algumas das ofertas da Caravana de Direitos Humanos, que acontece em Santo Antônio de Jesus, nos dias 11 e 12/9, das 9h às 16h, na sede do Instituto 11 de Dezembro. Uma programação de ações formativas também será realizada para estudantes do ensino médio e fundamental. As ações formativas vão acontecer no Colégio Estadual de Tempo Integral Clóvis Ezequiel e na Escola Municipalizada Professor Anísio Teixeira.
Iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, a Caravana em SAJ conta com a participação do Ministério Público, da Secretaria de Segurança Pública, da Embasa, do Tribunal de Justiça, do INSS, da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN/COJUVE) e do Cartório de Registro de Pessoas Naturais.
A Prefeitura de SAJ também disponibilizará serviços de saúde e assistência social. O Instituto 11 de Dezembro, que sedia a atividade, é um parceiro central nessa agenda. Composto por familiares das vítimas e sobreviventes da explosão da fábrica de fogos, ocorrida em dezembro de 1998, no município, o Instituto atua na luta por justiça, direitos e reparação às vítimas da tragédia e seus familiares. A articulação conjunta da Caravana vem valorizar os esforços do Instituto pela garantia dos direitos das famílias atingidas pela tragédia e para todas as outras que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Considerada a capital do Recôncavo Baiano, com mais de 109 mil habitantes, Santo Antônio de Jesus é o 18º município contemplado pela Caravana de Direitos Humanos. SAJ se destaca como um importante polo econômico, industrial, comercial e educacional da região. A estimativa é que a ação alcance mais de 1.000 pessoas em dois dias de ação itinerante. Em 2025, a Caravana esteve em 17 municípios e atendeu cerca de 14 mil pessoas em mais de 25 mil atendimentos.