Bloco De Hoje a Oito celebra Dia do Samba com festa e convidados especiais no Santo Antônio Além do Carmo
Bloco de Hoje a Oito (Acervo)
Evento acontece no sábado, 6 de dezembro, e visa arrecadar recursos para a realização do desfile no carnaval de 2026
O Santo Antônio Além do Carmo se prepara para mais uma celebração da cultura baiana. No sábado, 6 de dezembro, o Bloco De Hoje a Oito (DHJA8) realiza sua tradicional festa de arrecadação reunindo música, memória e a energia vibrante que marca a história do bloco desde sua criação, em 2011. O evento começa a partir das 17 horas e promete fazer do pátio da Igreja de Santo Antônio um verdadeiro reduto do samba.
A data não poderia ser mais simbólica graças à proximidade do Dia do Samba (2) e do início das festas populares com o dia de Santa Bárbara / Yansã (4). É ao som dessa batucada que o DHJA8 celebra a identidade baiana e reafirma seu propósito de, junto com a comunidade, construir um Carnaval independente e livre de cordas, mantendo viva a poesia das fantasias e dos sambas autorais. A festa também carrega o objetivo importante de arrecadar recursos para a realização do desfile de 2026, algo incorporado ao espírito de resistência que sempre sustentou o bloco, mas que chega ao público com transparência e alegria.
Para embalar essa noite especial, além da própria bateria do De Hoje a Oito, o evento traz nomes de peso da tradição do samba na Bahia: o renomado Grupo Botequim, que com 18 anos de estrada é referência na cena soteropolitana por sua dedicação à preservação e valorização do samba tradicional; a carioca Gal do Beco, figura histórica com forte influência na cultura do samba baiano; a cantora e compositora santamarense Josy Baianinha, mobilizadora do coletivo Roda de Samba de Mulheres de Itapuã; e o prestigiado cantor e compositor Nelson Rufino, autor de grandes sucessos imortalizados nas vozes de grandes sambistas do país. Os encontros prometem aquela atmosfera afetiva que faz do bloco um dos símbolos do verão baiano. O primeiro lote de ingressos já está disponível no Sympla, ao preço de R$ 40.
Em anos anteriores, o DHJA8 já recebeu grandes nomes do samba, como Riachão, e prestou homenagens a importantes figuras como Ederaldo Gentil, Edil Pacheco e Guiga de Ogum, sempre valorizando quem construiu e segue construindo a identidade musical de Salvador e sua cultura popular.
Em 2025, o evento reafirma também seu compromisso social. A festa fez parceria com a Pense Libras, instituição voltada à promoção da acessibilidade para a comunidade surda, que garantirá suporte a este público com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante os shows, e com o grupo Saídas Culturais Acessíveis, projeto que dá suporte a pessoas cegas em eventos e festas. A iniciativa conta ainda com o apoio do Casarão da Diversidade, sede do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIAPN+ (CPDD), que é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) da Bahia, fortalecendo a realização de um carnaval plural e comprometido com a inclusão.
Às portas de mais um ciclo de festa, o DHJA8 se prepara para 2026 com o mesmo brilho nos olhos que o fez nascer: o desejo de celebrar o bairro, as amizades, o samba e a força popular que só Salvador conhece. A festa é, portanto, mais do que um evento, é um gesto de encontro, memória e construção de futuro. Quem participar desta noite inesquecível estará também ajudando a manter viva a tradição de um carnaval autêntico, pulsante e coletivo.
SERVIÇO:Evento : DHJA8 Vou Sambar
Atrações : Batucada DHJA8, Grupo Botequim, Nelson Rufino, Gal do Beco, Josy Baianinha
Data : 6 de dezembro de 2025
Horário : 17:00 às 22:00
Local : Pátio da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo
Ingressos: Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/dhja8-vou-sambar-com-grupo-botequim-nelson-rufino-gal-do-beco-e-josy-baianinha/3220218


