Bahia vence o Vasco na Fonte Nova e retoma o sexto lugar do Brasileirão

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia voltou a vencer após três jogos. Na tarde deste domingo (23), o Esquadrão de Aço bateu o Vasco por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar foi definido no segundo tempo com gol de Erick Pulga.

Com o resultado positivo, o Bahia retomou o sexto lugar na tabela de classificação ao somar 56, ultrapassando o Fluminense, que agora é o sétimo com um a menos. Com 58, o Botafogo é o quinto colocado. Estacionado nos 42, o Cruzmaltino permanece na 13ª posição.

O próximo compromisso do Bahia será na sexta-feira (28), às 19h, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 36ª rodada.

Primeiro tempo

O Bahia começou impondo seu estilo de jogo, pressionando o adversário, mas sem levar perigo ao gol defendido por Léo Jardim. Enquanto o Vasco tentava subir para o ataque quando as oportunidades apareciam, mas depois passou dividir a posse de bola. Mas a melhor chance do jogo foi desperdiçada por Arias aos 19 minutos. Jogada de pé em pé, Everton Ribeiro achou o colombiano entrando na área, mas ele chutou para fora. No minuto seguinte, o camisa 10 cruzou para Willian José, mas Paulo Henrique conseguiu cortar de cabeça. Aos 30, Acevedo fez belo lançamento para Ademir que invadiu a área e bateu firme para a defesa de Léo Jardim que mandou para escanteio. O Tricolor teve outra boa chance aos 37, Juba cruzou, Arias desviou de cabeça, mas Kanu não conseguiu finalizar. No minuto seguinte, Everton Ribeiro chutou forte da entrada da área, mas mandou para fora.

Segundo tempo

O Bahia manteve a mesma formação da etapa inicial. Já o Vasco, que atrasou para voltar ao gramado, trocou o meia Matheus França pelo atacante David. O Esquadrão de Aço fez boa jogada aos 15 minutos com Pulga que cruzou, mas Ademir finalizou em cima da marcação. O time baiano insistiu, Everton Ribeiro tocou para o camisa 7 que puxou para dentro da área e bateu firme para a defesa de Léo Jardim. Quatro minutos depois foi a vez de Juba receber belo passe de Everton Ribeiro, chutou, mas foi bloqueado. O Tricolor ficou com um jogador a mais aos 22 minutos com a expulsão de David. O atacante deu um pisão no tornozelo de Kanu ao dividir a bola e recebeu o cartão vermelho direto.

Pulga abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia saiu na frente do placar com Erick Pulga aos 27 minutos. Cobrança curta de escanteio, Ademir cruza na área e o camisa 16 surge nas costas de Robert Renan para tocar de cabeça e mandar no fundo das redes. Bahia 1×0 Vasco

Aos 36 minutos, Pulga caiu no gramado com dores na perna esquerda e o carrinho-maca entrou em campo para retirar o atleta. Três minutos depois, o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes mostrou o cartão amarelo para Ramos Mingo por demorar de deixar o campo na substituição. Mas o argentino já tinha uma advertência e acabou sendo expulso. Com a mesma quantidade de jogadores em campo, o Vasco pressionou o Tricolor e Paulo Henrique cabeceou com perigo para fora. Aos 48 minutos, Michel Araujo caiu sozinho em campo sentindo muitas dores no joelho esquerdo, no momento que o Bahia já fez as cinco substituições. Após atendimento, o uruguaio permaneceu em campo no sacrifício. Aos 53, Juba recebeu bela enfiada de Caio Alexandre e finalizou para a grande defesa de Léo Jardim que impediu o segundo gol baiano.

FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Vasco
Campeonato Brasileiro – 35ª rodada
Local:
 Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 23/11/2025 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Daiane Muniz (SP)
Cartão amarelo: Ramos Mingo, duas vezes (Bahia) / Barros, Rayan, Tchê Tchê (Vasco)

Cartão vermelho: David, Ramos Mingo (Vasco)

Gol: Erick Pulga (Bahia)

Bahia: Ronaldo; Arias, Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Gabriel Xavier), Jean Lucas (Michel Araujo) e Everton Ribeiro (Tiago); Ademir, Erick Pulga (Caio Alexandre) e Willian José (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan (Vegetti) e Lucas Piton; Barros (Tchê Tchê), Hugo Moura (Matheus Carvalho) e Matheus França (David); Rayan, Nuno Moreira (Lucas Freitas) e Andrés Gómez. Técnico: Fernando Diniz. *Metro1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close