Morre aos 73 anos o cantor e compositor Lô Borges, ícone do Clube da Esquina

O cantor, compositor e multi-instrumentista Lô Borges, um dos nomes mais importantes da música brasileira, morreu aos 73 anos, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (3). A informação foi confirmada pela família do artista.

Lô estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 17 de outubro, após sofrer intoxicação por medicamentos. Durante o tratamento, precisou de ventilação mecânica e passou por uma traqueostomia no dia 25 de outubro.

Parceiro histórico de Milton Nascimento, Lô Borges foi um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, que marcou profundamente a história da Música Popular Brasileira (MPB) ao misturar elementos do rock, jazz, folk e música erudita.

Entre suas composições mais conhecidas estão “Um girassol da cor do seu cabelo”, “O trem azul” e “Paisagem da janela”, músicas que se tornaram clássicos da MPB.

Nascido em Belo Horizonte, Lô foi o sexto dos 11 filhos de Maricota e Salomão Borges. Ainda adolescente, se reunia nas esquinas do bairro Santa Tereza com amigos para tocar violão e discutir influências musicais que iam dos Beatles à MPB.

Aos 18 anos, foi convidado por Milton Nascimento para gravar com ele no Rio de Janeiro. Dessa parceria nasceram canções como “Clube da Esquina” e “Para Lennon e McCartney”, lançadas no álbum Milton (1970).

O artista deixa um legado de poesia, experimentação e melodias que influenciaram gerações de músicos brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close