Deputado Binho Galinha se entrega ao MPBA e é preso em Salvador

O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, foi preso nesta sexta-feira (3) após se entregar ao Ministério Público da Bahia (MPBA) em Feira de Santana. O parlamentar estava foragido desde a última terça-feira (1º), quando foi deflagrada a Operação Estado Anômico.

A ação contou com 20 agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Após a apresentação espontânea, o deputado foi escoltado para Salvador, onde permanecerá custodiado.https://e418722219cf8a1049b680f6879133d5.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-45/html/container.html

De acordo com as investigações, Binho Galinha é apontado como líder de um grupo criminoso com atuação predominante em Feira de Santana, que adota práticas semelhantes às de milícias. Entre os crimes atribuídos à organização estão lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas, tráfico de drogas, obstrução da justiça e usurpação de função pública.

O parlamentar já responde a duas ações penais em decorrência da Operação El Patrón, deflagrada anteriormente, também pelo MPBA, que denunciou 15 pessoas ligadas ao esquema.

A Operação Estado Anômico é um desdobramento da El Patrón e apura a estrutura da organização criminosa, que teria participação de policiais militares. Até agora, dez pessoas foram presas, incluindo a esposa do deputado, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, ambos já denunciados pelo Ministério Público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close