Bahia no pódio: Competidores do SENAI Bahia conquistam medalhas na maior competição de educação profissional das Américas

 
Leonardo Bertho ficou em 1º na Ocupação Tecnologia das Águas. Fotos: Wallace Martins / SENAI.Um talento baiano subiu ao lugar mais alto do pódio na maior vitrine de educação profissional das Américas. Leonardo Santos Bertho, 20, formado no curso técnico em Petroquímica do SENAI Bahia, conquistou a medalha de ouro na ocupação #55 – Tecnologia da Água na WorldSkills Brasil 2025, realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, em Brasília (DF). Com a vitória, ele garantiu a vaga para representar o Brasil na WorldSkills Competition 2026, que será realizada em Xangai, na China.

A última vez que a Bahia teve um representante na etapa internacional da WorldSkills foi em 2019, em Kazan, na Rússia. A conquista de Leonardo recoloca o estado no cenário global da educação profissional, marcando um momento histórico para o SENAI e para a indústria baiana.

Além do ouro de Leonardo, a delegação do SENAI Bahia brilhou em outras frentes. A estudante Ellen Thainã de Almeida, 21, do curso técnico em Edificações, conquistou a medalha de bronze na ocupação #58 – Construção Digital BIM, com nota 98,45. Com esse desempenho, ela participará de um desempate entre os três primeiros colocados, que acontecerá em dezembro, e ainda poderá representar o Brasil na competição internacional.

“Estamos imensamente orgulhosos do Leonardo e da Helen, lembrando que vitória também é de todos os instrutores e colaboradores que acreditam no poder da educação profissional para transformar histórias e impulsionar o desenvolvimento da nossa indústria e do nosso estado”, declarou o Delegado Técnico do SENAI Bahia, Felipe Reis.

Empenho – Para alcançar esses resultados, os competidores encararam meses de preparação. Leonardo conta que enfrentou uma intensa “maratona” ao longo de dez meses, com oito horas diárias de estudo e prática, de segunda a sexta-feira. “Treinamos os quatro módulos da ocupação: mecânica, automação, química e tratamento de água. Foi muito desafiador. A gente precisava se superar o tempo inteiro para realizar as provas difíceis em tempo curto. Estar no pódio é uma sensação inacreditável, ver todo o esforço ser recompensado é emocionante”, afirmou.

“Todo esse processo de preparação foi muito desafiador. Foram doze módulos diferentes, muita informação para absorver. Tive que me adaptar a ambientes digitais, softwares e, muitas vezes, estudar durante madrugadas e finais de semana. Chegar ao pódio com essa pontuação é muito satisfatório, todo o esforço valeu a pena”, compartilhou Ellen.

Transformando histórias e fortalecendo a indústria

A superintendente de Educação Profissional do SENAI Bahia, Patrícia Evangelista, celebrou o impacto transformador da competição:

“A WorldSkills tem um papel transformador para o SENAI Bahia. O processo de preparação e competição nos conecta a perfis avançados de qualificação profissional, motiva nossos alunos a alcançarem níveis de excelência e fortalece a indústria baiana com talentos preparados para os desafios do futuro. É mais do que uma competição: é um símbolo de inovação, orgulho e desenvolvimento para o SENAI, para a indústria e para toda a Bahia.”

Conhecida como a “Olimpíada das Profissões”, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. O torneio reúne a cada dois anos mais de 80 países, promovendo o ensino técnico e elevando os padrões de qualidade da formação profissional. A edição nacional de 2025 foi realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com os competidores passando por seletivas online e presenciais em São Paulo e Minas Gerais.

O SENAI Bahia participou da competição em 12 ocupações e trouxe resultados que reafirmam a excelência do ensino técnico oferecido pela instituição:

[🏅]  1 Ouro – #55 Tecnologia da Água
[🥉]  1 Bronze – #58 Construção Digital BIM
[🎖️]  4 Medalhas de Excelência –

#18 Instalações Elétricas
#23 Robótica Móvel Autônoma
#52 Tecnologia em Laboratório Químico
#58 Construção Digital BIM​

SISTEMA FIEB

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma das entidades do SISTEMA FIEB. Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado ainda pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB).  Essas instituições atuam conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica. 

A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close