SEC promove primeiro encontro para estudantes de escolas agrícolas e rurais da Bahia, em Salvador

Foto Douglas Amaral


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta quarta-feira (10), o I Encontro de Estudantes das Escolas Famílias Agrícolas (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR) da Bahia. Com a participação de 125 alunos, além de professores e monitores, o evento, que marca os 50 anos da Pedagogia da Alternância no Estado, tem o objetivo de apresentar e compartilhar experiências exitosas desenvolvidas nas unidades escolares. O encontro acontece até esta quinta-feira (11), no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), no bairro de Ondina, em Salvador.

A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância do evento que inaugura um novo momento para a Educação no Campo. “O que é feito nas escolas pelos estudantes possibilita transformar as suas vidas no lugar onde vivem, onde têm a experiência e a vivência deles. Então, a potência do projeto pedagógico construído nas EFAs e CRFs é um exemplo para a Bahia e para o Brasil”.

Para a diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Reis, o encontro traz grande satisfação na construção da política pública. “Serão apresentados, nestes dois dias, os projetos desenvolvidos nas escolas. E, a partir deste momento, convidaremos os jovens a ampliar a participação da juventude na política pública da Educação do Campo”, disse.

Segundo José Nivaldo, secretário executivo da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), este é mais um evento histórico para a educação baiana. “É um momento importante para proporcionar ao filho e à filha do pequeno agricultor esse intercâmbio de experiências e a sua participação no debate sobre os avanços da aprendizagem na zona rural”, ressaltou.

A estudante Ivoneide dos Santos, 17 anos, do 3º ano de formação na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, explicou que o encontro promove uma experiência extremamente diferente para os alunos. “Somos acostumados a interagir dentro das próprias unidades escolares, mas conhecer outros colegas é realmente transformador. O ensino de qualidade, voltado a permanecer no campo, tem sido algo que está formando um jovem profissional de excelência”.

Já para o estudante Gabriel de Oliveira Cardoso, 19, da Escola Técnica da Família Agrícola da Bahia (ETFAB), em Riacho do Santana, a unidade escolar desempenha um papel crucial na formação dos alunos. “As escolas permitem que transformemos a nossa própria realidade e das famílias, especialmente através do projeto de profissionalização. E nos proporciona as ferramentas necessárias para aprimorar nossas propriedades rurais, as convertendo em empreendimentos agrícolas”.

EFAs e CRFs

As Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais do Estado da Bahia são unidades escolares do campo de caráter privado/comunitário presentes em diversos territórios do interior do Estado. São escolas construídas e gestadas pelas comunidades rurais, com atuação das famílias dos estudantes, lideranças comunitárias, entidades e movimentos sociais do campo e educadores no projeto educativo das escolas.

As unidades escolares trabalham com a Pedagogia da Alternância, com 15 dias de atividades na escola e 15 dias na comunidade. As associações mantêm um termo de colaboração com o Estado, vigente nas 33 escolas, contemplando cerca de seis mil estudantes, por meio do qual a SEC oferece apoio técnico-pedagógico e investe recursos. Em 2025, serão repassados um total de R$ 76 milhões.

Foto Douglas Amaral
Foto Douglas Amaral
Foto Douglas Amaral
Foto Douglas Amaral

“Os estudantes das EFAs e CRFs também são beneficiados com programas estaduais, como o Bolsa Presença e o Educa Mais, assim como o Pé de Meia, que teve a intervenção do Governo da Bahia para que essas escolas fossem incluídas dentro desse programa federal”, finalizou a diretora Poliana Reis.


Fotos: Douglas Amaral

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close