08 de Setembro, é celebrado o Dia Internacional da Alfabetização

Créditos de Imagem Freepi

Nesta segunda feira, 0 8 de Setembro, é celebrado o Dia Internacional da Alfabetização, data criada pela UNESCO em 1967 para reforçar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento humano, na cidadania e na autonomia pessoal.

A Alfabetização vai além de saber ler e escrever: envolve compreender, interpretar, questionar e comunicar-se no dia a dia. A leitura e a escrita são bases para educação, trabalho, participação cívica e qualidade de vida. Pois através de alfabetização facilitou o acesso a oportunidades, reduz desigualdades e fortalece a confiança para aprender ao longo da vida.

E para alcançar essas conquistas passou-se por vários desafios, já que ainda existem grandes desigualdades no acesso à educação de qualidade, especialmente em algumas regiões, entre grupos sociais e entre áreas urbanas e rurais; o analfabetismo de adultos persiste; é preciso ampliar a alfabetização digital e midiática.

Os avanços trouxeram numerosos benefícios aumento do acesso à educação básica em várias partes do mundo, políticas públicas de alfabetização de adultos, uso de tecnologia para apoiar o ensino, bibliotecas e programas de leitura comunitários.

Porem deve-se salientar as responsabilidades da família e da escola, são demandadas expressivas. A família cabe criar rotina de leitura em casa, ler junto com crianças, oferecer livros variados e acessíveis. Conversar sobre textos, incentivar perguntas, curiosidade e pensamento crítico. Valorizar a leitura como hábito cotidiano (evitar o uso excessivo de telas sem conteúdo).

Na escola deve construir um currículo claro de letramento (leitura, escrita, interpretação e comunicação). Realizar formação continuada de professores e materiais acessíveis para todos os estudantes. Ter foco em leitura crítica, inclusão de alunos com necessidades especiais e uso responsável de tecnologias. E avaliação formativa que apoie o desenvolvimento da leitura ao longo do tempo.

A alfabetização hoje envolve também letramento digital, informacional e midiático. Habilidades importantes: leitura crítica, escrita clara, comunicação eficaz, interpretação de dados, resolução de problemas e colaboração.

Profissões emergentes e apoiadas pela alfabetização: tecnologia da informação, ciência de dados, inteligência artificial, saúde, educação, meio ambiente, comunicação e mídia, design e inovação.

Em suma quem lê bem, escreve bem e sabe interpretar informações tende a ter mais oportunidades em diversas carreiras.

Atualiza Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close