Vice-governador prestigia desfile do Olodum e destaca valorização da cultura baiana

Foto Matheus de Jesus GOVBA 


Geraldo Júnior ressaltou a importância dos investimentos do Governo do Estado por meio do Ouro Negro

Foto Matheus de JesusGOVBA 


O vice-governador Geraldo Júnior, coordenador do Carnaval da Bahia, marcou presença, nesta sexta-feira (28), no tradicional desfile do bloco Olodum,  no Circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador. Com patrocínio do Programa Ouro Negro, o Olodum levou às ruas do Pelourinho a batida forte de seus tambores.

Foto Matheus de JesusGOVBA 


Durante o evento, o vice-governador destacou o papel do Olodum na identidade cultural baiana. “O Olodum representa a força, representa a resistência, a luta e, acima de tudo, a nossa ancestralidade. É uma determinação do governador Jerônimo Rodrigues valorizar a nossa arte”, afirmou Geraldo, que estava acompanhado dos secretários Bruno Monteiro e Ângela Guimarães.

Foto Matheus de Jesus GOVBA 


Em 2025, o Ouro Negro atingiu o investimento recorde de R$ 15 milhões para entidades culturais de matrizes africanas, o Olodum é um dos blocos que  reafirmam sua importância na preservação e valorização da cultura afro-brasileira na Bahia.

Foto Matheus de Jesus GOVBA 


O Programa Ouro Negro consolida o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), no fortalecimento das manifestações da cultura afro-brasileira que há décadas evidenciam a potência da diáspora africana no Brasil.


Para Nilzete Santos, agente de viagens de afroturismo que acompanhava os tambores do Olodum, o bloco é fundamental para a preservação da musicalidade afro-baiana.  “O olodum é o que faz a gente sentir essa pulsação do que é a música, do que é o reggae music”, comentou a foliã.

Foto Matheus de Jesus GOVBA 

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close