Variante delta: países retomam restrições após aumento nos casos de Covid-19

Foto: AP Photo

Países que vinham relaxando as medidas de prevenção ao coronavírus voltaram atrás neste fim de semana com o avanço dos casos de Covid-19 atribuídos à variante delta, identificada pela sigla B.1.617.

Essa variante do coronavírus SARS-CoV-2, descoberta primeiro na Índia, tem se mostrado mais transmissível do que as demais cepas. Isso significa que uma pessoa infectada potencialmente espalha o vírus para mais pessoas. O Brasil registra uma morte confirmada de uma paciente que contraiu a variante delta (saiba mais no fim da reportagem).

A boa notícia é que as vacinas protegem contra a variante delta, quando tomadas TODAS AS DOSES NECESSÁRIAS. Além disso, as orientações de evitar aglomerações, higienizar bem as mãos e usar máscaras continuam valendo e funcionam para cortar a disseminação do coronavírus.

Leia abaixo sobre a retomada das restrições contra a Covid-19 em alguns países do mundo:

  • África do Sul — governo ampliou o toque de recolher e restringiu a venda de bebidas alcoólicas.
  • Austrália — um dos países que melhor controla a pandemia determinou um confinamento de duas semanas em Sydney e região após um surto com mais de 100 casos.
  • Bangladesh — começará nesta segunda-feira (28) um lockdown nacional “para evitar situação parecida com a Índia”, país vizinho.
  • Israel — uso de máscaras em locais fechados voltou a ser exigido na sexta (25), após novo aumento nos casos de Covid-19.
  • Malásia — prorrogou o lockdown decretado há um mês para todo o país.
  • Nova Zelândia — após detecção de um único caso na capital Wellington, toda a cidade foi colocada em alerta e sob regras de distanciamento social.
  • Rússia — o país reforçou a campanha de vacinação após Moscou bater recorde de mortes por coronavírus.
  • Tailândia — retomará restrições a locais como restaurantes, e alguns tipos de reuniões ficarão proibidas.

Anteriormente, o aumento dos casos de Covid relacionados à variante delta havia feito o Reino Unido adiar os planos de fazer a reabertura total: o funcionamento das áreas internas de bares e casas noturnas voltariam já em junho, mas o governo britânico adiou para meados de julho. *G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close