Valença: Polícia Civil prende suspeito de furtar quase 2 milhões de reais da Santa Casa

A 5ª COORPIN de Valença, investigou um esquema de furto, que teria causado um prejuízo estimado em R$ 2 milhões à uma instituição filantrópica que presta serviços na área da saúde do município de Valença ( Santa Casa de Misericórdia de Valença ).

De acordo com a polícia Civil, o acusado é o ex-coordenador de Recursos Humanos da entidade. que se aproveitava da cargo que ocupava para aumentar o próprio salário, colocando dados falsos na folha de pagamento ao banco. O esquema teria funcionado de forma contínua desde o ano de 2018.

A fraude foi descoberta de forma acidental por uma funcionária do setor financeiro, no dia 6 de março de 2025, o que levou a diretoria da Santa Casa a contratar uma auditoria independente para apurar os danos.

O relatório parcial da auditoria, já entregue à polícia, aponta que apenas em 2024 o investigado teria recebido indevidamente o valor de R$ 267.517,37. Além disso, constatou-se que a conta bancária do indiciado estava vinculada a outras pessoas que também teriam recebido valores, o que pode indicar a participação de terceiros no esquema.

Após diversos depoimentos, a Autoridade Policial representou pela prisão preventiva medida deferida pelo Juízo competente. Desde então, o investigado encontrava-se foragido.

No domingo dia 29/06 o mesmo foi localizado no município de Caucaia, no estado do Ceará, pela Polícia Militar, sendo preso e será transferido para o município de Valença.

Segundo o Coordenador José Raimundo Pinto é fruto do trabalho de investigação da equipe da Delegacia Territorial de Valença, com apoio da 5ª COORPIN, que vem atuando diariamente no combate a crimes contra o patrimônio e em defesa de instituições de relevância social, em especial a essa instituição filantrópica que presta serviços não só para Valença, mais sim para todo o baixo sul.

Atualiza Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close