Valença completa 170 anos de emancipação política

O município de Valença completa 170 anos de emancipação política neste domingo (10). A cidade conta com diversas praias: Ponta do Curral, Guaibim, Guaibizinho, Taquari, Atracadouro, além de cachoeiras e ilhas. É conhecida pelos turistas devido aos prédios históricos da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Amparo, Casarões da Praça da República, Recreativa e Câmara de Vereadores; este último citado recebeu a visita ilustre do Imperador D. Pedro I por dois dias.

No período da colonização quando o Brasil era dividido pelo sistema de Capitanias Hereditárias, o território do município de Valença fazia parte da capitania de São Jorge dos Ilhéus e, administrativamente, pertencia à Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Ela foi elevada à condição de cidade com a denominação de Valença pela Lei Provincial n.º 368, de 10-11-1849.

“Cidade do camarão”, “Cidade do Dendê”, “Cidade desejo”, “Cidade nunca vencida”, “Cidade Terra de Paz”, são algumas formas que seus moradores carinhosamente atribuem a Valença.

Atualiza Bahia

Foto: Reprodução

2 comentários em “Valença completa 170 anos de emancipação política

  • 10 de novembro de 2019 em 7:41 am
    Permalink

    Prezado redator,
    Parabéns minha cidade querida! Gostaria de expressar meus desejos de dias melhores virão.A cidade passa por um momento difícil,pois os piores índices de HDR faz parte do dia a dia.A cidade tá horrível e insegura e mal administrada.Que Deus abra a cabeça desses donos do poder e atraia investimentos e infraestrutura ,além de turismo que deixa a desejar.

    Resposta
  • 12 de novembro de 2019 em 6:53 pm
    Permalink

    Deus continue nos livrando e abençoando, por que só as mãos de Deus. pós a cidade esta entregue a banalização, a miséria e ao lixo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close