Trump ameaça retaliar países que adotarem impostos digitais contra big techs dos EUA
Foto: Official White House Photo by Tia Dufour
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (25) que pretende retaliar países que criarem impostos e regulamentações digitais considerados discriminatórios contra empresas de tecnologia americanas. A declaração foi feita em sua rede social, Truth Social.
Trump criticou medidas como impostos digitais, legislação de serviços digitais e regras de mercados digitais, que, de acordo com ele, têm como objetivo prejudicar empresas dos EUA e favorecer concorrentes chinesas.
“Como presidente dos Estados Unidos, enfrentarei os países que atacam nossas incríveis empresas de tecnologia […]. Notifico todos os países com impostos, legislação, regras ou regulamentações digitais de que, a menos que essas ações discriminatórias sejam removidas, eu […] imporei tarifas adicionais substanciais às exportações daquele país para os EUA e instituirei restrições à exportação de nossa tecnologia e chips altamente protegidos”, escreveu.
O republicano também afirmou que os Estados Unidos não aceitarão mais ser tratados como “cofrinho” ou “capacho” do mundo e exigiu respeito às companhias americanas de tecnologia.
A declaração reforça o tom agressivo da política comercial de Trump, em meio ao aumento de tensões entre os EUA e diversos países, marcado pela imposição de tarifas em várias áreas.
Por: Metro1