Soluções de sabor sustentável apoiam o enfrentamento da crise do cacau no setor de alimentos e bebidas

 Soluções de sabor sustentável apoiam o enfrentamento da crise do cacau no setor de alimentos e bebidas

 Em meio ao aumento dos preços e à diminuição dos suprimentos, há uma necessidade urgente de soluções inovadoras para obter sabor autêntico em receitas com menos cacau 

Soluções para redução de cacau oferece sabor autêntico de cacau e auxilia a indústria de alimentos e bebidas. Fonte: Kerry, 2024 

O mundo enfrenta um desafio significativo na produção de cacau, com previsão de um déficit de 374.000 toneladas (11%) até 2024, de acordo com dados da Organização Internacional do Cacau (ICCO). Segundo a instituição, essa crise afetará especialmente a Costa do Marfim e Gana, que, juntos, produzem 54% do cacau do mundo, e devem registrar quedas de 467.000 e 448.000 toneladas, respectivamente.

Conforme a ICCO, esses problemas levaram a um aumento de 300% nos preços do cacau se comparado com dados de 2022, pressionando os fabricantes e fornecedores. Nesse contexto, a solução para substituição parcial de cacau em pó da multinacional de nutrição sustentável Kerry apoia os fabricantes que usam cacau em bebidas e alimentos. A doença do broto inchado do cacau, “Cacao swollen shoot virus” (CSSV), a degradação do solo e a mineração ilegal de ouro são as principais preocupações em relação à sustentabilidade do fornecimento de cacau em nível socioeconômico.

Dificuldades em comercializar afetam não apenas a quantidade, mas também a qualidade do cacau, cujas amêndoas são valorizadas por seu perfil aromático exclusivo. A oferta limitada e a alta demanda por cacau africano foram fatores cruciais para esse aumento de preço no mercado. Embora uma possível queda nos preços do cacau esteja prevista para o terceiro trimestre de 2024, uma safra média baixa pode limitar essa queda. Observando o cenário do mercado, não se espera um retorno aos níveis de preços de 2023 por mais três ou quatro anos, o que ressalta a necessidade dos fabricantes adaptarem proativamente suas estratégias para lidar com essa escassez persistente.

 Segundo Francis de Campos Ferreira, Global Taste Portfolio Diretor para Extratos de Cacau e aromas de Chocolate em Kerry, a sustentabilidade está no centro da crise. “A mineração ilegal de ouro e outros fatores não são apenas ameaças imediatas, mas também sinais de um longo e complexo caminho para a recuperação do setor cacaueiro. Essa crise apresenta tanto desafios quanto uma oportunidade crucial para a inovação e a mudança no fornecimento de cacau. Como as causas subjacentes a essa terrível situação são as mudanças climáticas, a degradação da terra por meio da superexploração e do desmatamento, por exemplo, no centro das possíveis soluções está a necessidade crítica de sustentabilidade, um fator que, se abordado de forma eficaz, pode transformar o cenário da produção de cacau para melhor”. 

Utilizando a experiência dos cientistas de alimentos e especialistas em aromas da Kerry, as complexidades dos ajustes nas receitas dos produtos podem ser resolvidas sem a perda de sabor autêntico – tão importante para o prazer dos alimentos e bebidas à base de cacau. “Nosso conhecimento pode ajudar a manter, ou até mesmo melhorar, a qualidade sensorial dos produtos, apesar das limitações do cacau”, afirma o diretor. O conhecimento sobre a extração de cacau, aliado a uma vasta gama de soluções de aromas, permite oferecer alternativas versáteis e inovadoras de sabores de cacau para o setor de alimentos e bebidas, proporcionando uma opção aos produtos tradicionais derivados da amêndoa do cacau. Esses produtos proporcionam experiências de sabor de cacau e chocolate indulgentes e autênticas, que ajudam as marcas a superar os desafios de preço e fornecimento sem comprometer a genuína experiência de cacau que os consumidores almejam, conforme Fernanda Fontolan, gerente de Taste para a América Latina da Kerry:

 “Os diversos perfis de chocolate, incluindo o amargor intenso do chocolate amargo, a cremosidade e dulçor do chocolate ao leite e o sabor rico e amanteigado do chocolate branco, atendem a uma ampla gama de preferências do consumidor. Eles são frequentemente incluídos em uma variedade de aplicações de bebidas e sobremesa em todo o mundo. O chocolate aparece como destaque na pesquisa global Kerry, Taste Charts 2024, que trazem o perfil de tendências e sabores em ascensão para este ano, assim como as principais demandas e ciclo de vida dos sabores mais queridos pelos consumidores”. 

Por outro lado, além da experiência de consumo indulgente, a redução de custos e a mitigação dos desafios de fornecimento são uma das consequências da aplicação dessas tecnologias. “Reequilibrar a massa de cacau de seus produtos com nossas soluções de sabor de cacau permite que os fabricantes de alimentos e bebidas reduzam sua exposição ao mercado volátil da commodities de cacau”, conclui Campos Ferreira. Em resumo, as soluções que facilitam a redução de custos em várias aplicações, como amêndoas de cacau, frutas, pó e chocolate, podem atenuar as atuais pressões externas que afetam o setor e, ao mesmo tempo, constituem uma inovação sustentável na cadeia de suprimentos. Saiba mais sobre a tecnologia de Cocoa Booster da Kerry aqui.

 Sobre Kerry
 . 

Informações para imprensa: 

Lucas Pimenta
lpimenta@webershandwick.com
+55 11 97878-7699
 Ana Sniesko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close