Roger nega ter recuado o Bahia e critica jogos de futebol durante pandemia: “Roleta russa”


O Bahia venceu o Bragantino na tarde deste domingo pelo placar de 2 a 1, no estádio de Pituaçu, em Salvador. Durante o primeiro tempo, o Tricolor foi mais propositivo e controlou o ritmo da partida. Porém, na segunda etapa, com a vantagem no placar, a equipe baiana cedeu campo para o adversário, levou o empate e só conseguiu garantir os três pontos nos acréscimos, com o zagueiro Ernando, de cabeça.

Na coletiva concedida após a partida, Roger Machado negou que a postura mais defensiva no segundo tempo tenha sido uma orientação para o grupo durante o intervalo. O treinador pontuou que os momentos de domínio se alternam durante os 90 minutos, e que tentou aproveitar os espaços que o Bragantino deixou ao buscar o gol de empate. Porém, a estratégia não deu certo.

– Não esperamos. O adversário, com a qualidade do seu jogo, em alguns momentos, nos empurra para trás. Como time, em alguns momentos, precisamos saber sofrer o jogo. Significa entender o jogo, usar as costas do adversário com velocidade. Quando conseguimos, chegamos no gol adversário com número de jogadores suficiente para tentar o segundo gol. Em outros, acabamos, de certa forma, empurrados pelo adversário, e precisamos saber sofrer o jogo. Não vamos jogar só no campo adversário. A gente não vai jogar só em posse, temos que saber alternar em bloco mais alto e mais baixo. A medida que os jogadores vão cansando, a pressão mais alta fica mais prejudicada. Aí a gente lança mão do banco para tentar manter a mesma força ofensiva dentro do campo adversário.

– Não vi uma equipe recuada. São estratégias diferentes. O adversário em algum momento vai tomar o controle e teremos que marcar em bloco mais baixo. Não concordo que a equipe foi acuada. Tivemos a estratégia de contra-atacar e não conseguimos explorar as costas do adversário – completou.

Autor do gol tricolor, Ernando dedicou o lance para as vítimas do coronavírus no Brasil. Segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o país tem mais de 107 mil mortes por coronavírus, com registro de mais de 3,3 milhões de infectados.

No futebol, apenas na primeira rodada das Séries A, B e C, 74 jogadores foram diagnosticados com a doença e acabaram afastados dos jogos. A CBF precisou adiar duas partidas (Goiás x São Paulo, pela Série A, e Treze-PB x Imperatriz-MA, pela Série C) por causa do excesso de atletas infectados de Goiás e Imperatriz, e decidiu mudar alguns itens do protocolo de saúde contra a Covid.

Roger Machado felicitou Ernando pelo gol e, com base no discurso do zagueiro, criticou a realização de jogos no momento em que os números indicam que a doença ainda não está controlada.

– Ernando foi premiado com uma bela partida. Gol nos acréscimos. A gente se habituou a entender, nesse um ano e meio, que com o Bahia não se deve desistir nunca. Sei que ele deu um depoimento emocionado, tem alguns familiares hospitalizados com Covid. Importante que o torcedor saiba que o jogador não é máquina. Dentro dessa conjuntura que a gente vive, também estamos muito ansiosos e preocupados. A partir do momento que começou o Campeonato Brasileiro, com os casos que sucedem dentro da competição, com as viagens que teremos, isso será recorrente. O que tenho dito é que dizem que 2,5% de quem pega esse vírus tem complicações mais graves. Pergunto a quem organiza o campeonato se um revólver, com 50 buracos de bala, se tem uma bala, você coloca na cabeça e faz roleta russa? Não faz. Isso que a gente está fazendo hoje no futebol brasileiro. Colocando em risco a saúde dos atletas em detrimento do futebol.

Apesar das críticas de Roger Machado, o Campeonato Brasileiro já tem rodada programada para os próximos dias. O Bahia entra em campo na quinta-feira, às 20h (de Brasília). O adversário será o São Paulo, no Morumbi. *GE

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close