ProUni 2022: Veja quais são as regras e mudanças

Foto: Pixabay

Estudantes terão até sexta (25) para fazer a inscrição; nesta edição,os participantes poderão usar as notas dos últimas do Enem

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2022 foram abertas nesta terça-feira (22). Neste ano de 2022, os estudantes usarão as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e de 2021 para conseguir participar do processo seletivo.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), o sistema vai considerar automaticamente a pontuação mais alta obtida.

De acordo com cronograma apresentado pelo ministério, ao fim das inscrições, apresentaram, no dia 2 de março, os resultados da primeira chamada. A primeira chamada para comprovação das informações vai ocorrer entre os dias 3 e 14 de março.

ProUni As inscrições ficarão abertas até sexta-feira (25) e serão feitas pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Sendo assim, o mesmo site deve ser utilizado para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mudança no Prouni em 2022

A principal mudança em 2022 no ProUni é a possibilidade que o estudante terá de usar as duas últimas notas do Enem para o processo seletivo. Até então,somente era possível usar a pontuação obtida no exame no ano anterior. A novidade foi apresentada e oficializada na última sexta-feira (18) de acordo com o decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Dessa forma, estudantes que fizeram um dos dois últimos Enem (edições de 2021 e 2020) poderão fazer suas inscrições para o Prouni. Entretanto, para aqueles que conseguiram fazer as duas edições do exame, o sistema estará considerando, automaticamente, as inscrições na edição na qual o candidato atingiu a nota mais alta, confirmou o ministério, por meio de nota.

Criado em 2004, o Prouni vem oferecendo bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), nos cursos de graduação e sequenciais na formação específica de instituições de educação superior privadas.

Portanto, para participar do programa, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo (o equivalente a R$ 1.818 em 2022) para assim ganhar a bolsa integral. Para a bolsa parcial, é necessário que a renda mensal por pessoa tenha de ser de até três mínimos (o equivalente a R$ 3.636 em 2022).

MEC

Em virtude dos fatos mencionados o MEC informa que, para estar participando do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes informações ditas acima e ter cursado o ensino médio completo nas escolas da rede pública ou da rede privada.

Sendo assim quem estudou em escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada terá prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni).

As outras condições que deverão ser atendidas são: ser professor das redes públicas de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar ou ser ter algum tipo de deficiência.

Para quem  conseguir comprovar ser professor da rede pública não será aplicado o limite de renda exigido aos outros candidatos, informa a pasta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close