Professores de Nilo Peçanha participam de Seminário Internacional sobre educação do campo

Entre os dias 12 e 14 de novembro de 2024, o Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, foi palco de uma série de eventos dedicados à educação rural: o I Seminário Internacional de Educação do Campo e Educação em Territórios Rurais, o II Seminário Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo e o VI Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba. Com o tema central “Movimentos Sociais e Educação do Campo: protagonismo dos povos campesinos na reconstrução das políticas públicas de educação”, o evento reuniu educadores, acadêmicos e pesquisadores de diversos países para um intercâmbio de experiências e conhecimento.

Representando o município de Nilo Peçanha, Paulo Ricardo, coordenador pedagógico dos Campos I e II, destacou a relevância da participação dos professores da rede municipal nos encontros, afirmando que a apresentação de seus trabalhos em um evento universitário não só representou um momento importante de aprendizado, como também proporcionou um valioso espaço de troca de ideias. “Foi uma excelente oportunidade para vivenciarmos novas perspectivas educacionais e termos acesso ao conhecimento produzido por outros profissionais da área,” afirmou Paulo Ricardo. Ele enfatizou ainda que esses eventos possibilitam uma troca de saberes essencial para o fortalecimento do trabalho realizado em sala de aula.

Durante os três dias de evento, que contou com a parceria de renomadas instituições, como a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidad de Barcelona (Espanha), a Universidad Iberoamericana Ciudad de México (México) e a Universidade da República (Uruguai), educadores de Nilo Peçanha tiveram a chance de se aproximar de novas metodologias e inovações pedagógicas. Segundo Paulo, essa vivência foi essencial para refletir sobre práticas e metodologias pedagógicas aplicáveis ao contexto local.

“A troca de experiências é fundamental não só para que possamos compartilhar nossas práticas e reflexões, mas também para termos contato com novas metodologias e inovações pedagógicas, muitas vezes vindas de realidades semelhantes à do nosso município,” completou o coordenador. A participação dos educadores de Nilo Peçanha destaca o compromisso da cidade em fortalecer a educação do campo, promovendo a formação continuada dos professores e investindo em práticas educacionais que atendam às necessidades dos alunos da zona rural.

Com a presença de acadêmicos e educadores de países da América Latina, África e Europa, o evento se mostrou um verdadeiro marco para o fortalecimento de políticas públicas que valorizem os povos campesinos e suas culturas, proporcionando uma educação mais inclusiva e voltada para o desenvolvimento das comunidades rurais.

A iniciativa reforça o papel de Nilo Peçanha como um município empenhado em garantir uma educação de qualidade, que respeite e valorize a diversidade de seus alunos e professores.

Fonte/fotos: Ascom PMNPeçanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close