Pouca massa muscular em braços e pernas pode aumentar risco de morte em idosos

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo destacou a importância da avaliação da composição corporal de pessoas com mais de 65 anos. Segundo a pesquisa, essa estratégia pode ser eficaz ao se estimar a longevidade.

 

Durante a pesquisa um grupo de 839 idosos foi acompanhado durante quatro anos. Os cientistas responsáveis constataram que o risco de mortalidade geral durante o período foi quase 63 vezes maior entre as mulheres com pouca massa muscular localizada nos braços e nas pernas (massa apendricular).

 

Em relação aos homens, que desde a primeira avaliação apresentaram baixa porcentagem de músculos nos membros, a chance de morrer foi 11,4 vezes maior.

 

A professora coordenadora da pesquisa, Rosa Maria Rodrigues Pereira, destacou que o grupo de estudo avaliou a composição corporal da população brasileira, com foco maior na massa apendricular, gordura subcutânea e gordura visceral. “Em seguida, buscamos identificar quais desses fatores poderiam predizer a mortalidade nos anos seguintes. A quantidade de massa magra nos membros superiores e inferiores foi o que mais se destacou na análise”, explicou Rosa Maria. *BN

Foto: Getty Images

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close